A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que Willie Walsh assumiu oficialmente o cargo de diretor geral da organização, substituindo Alexandre de Juniac.

Willie Walsh foto divulgação


“Sou apaixonado por nossa indústria e pelo trabalho fundamental que a IATA faz em nome de seus membros, ainda mais durante a crise da COVID-19. A IATA está à frente dos esforços para retomada da conectividade global, incluindo o desenvolvimento do IATA Travel Pass. Tão importante quanto, são os sistemas financeiros da IATA, o Timatic e outros serviços essenciais, com os quais as companhias aéreas contam para a realização de suas operações diárias. Agradeço ao Alexandre por deixar a organização forte e a equipe motivada. A equipe da IATA está absolutamente focada no processo de restauração da liberdade que as companhias aéreas oferecem a bilhões de pessoas em todo o mundo. Isso significa liberdade para visitar amigos e familiares, encontrar parceiros de negócios, manter contratos importantes e explorar nosso maravilhoso planeta”, disse Walsh.



“Em tempos normais, mais de quatro bilhões de viajantes dependem da aviação a cada ano e a distribuição de vacinas destacou o valor da eficiência do transporte aéreo de carga. As companhias aéreas estão comprometidas com o fornecimento de serviços seguros, eficientes e sustentáveis. O meu objetivo é garantir que a IATA seja uma voz forte no apoio ao sucesso do transporte aéreo global. Trabalharemos com apoiadores e críticos para cumprir com os nossos compromissos de manter a sustentabilidade ambiental do setor. É meu trabalho garantir que os governos, que contam com os benefícios econômicos e sociais gerados pelo nosso setor, também entendam as políticas necessárias para fornecer esses benefícios”, acrescentou o novo diretor geral.



Walsh foi confirmado como o 8º Diretor Geral da IATA na 76ª Assembleia Geral Anual da IATA em 24 de novembro de 2020. Ele se une à IATA após 40 anos no setor aéreo. Walsh aposentou-se do International Airlines Group (IAG) em setembro de 2020 depois de atuar como CEO desde a criação do IAG em 2011. Antes disso, ele foi CEO da British Airways (2005-2011) e CEO da Aer Lingus (2001-2005). Ele começou sua carreira na aviação na Aer Lingus em 1979 como piloto cadete.



Walsh conhece bem a IATA, pois fez parte do Conselho de Governadores da IATA por quase 13 anos, entre 2005 e 2018, incluindo o cargo de Presidente (2016-2017). Ele estará baseado no escritório executivo da IATA em Genebra, Suíça.