O Turismo de Portugal apresenta a versão final (pós consulta pública) do Plano Turismo + Sustentável 20-23,  na próxima segunda-feira, 14 de junho, às 15h00, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. A sessão acontece  nos Viveiros Monte Rosa (Algarve) Portugal, com transmissão em live streaming

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. foto divulgação

Lançado em outubro de 2020, o Plano esteve em consulta pública, tendo recebido mais de cem contributos que o tornaram mais diversificado e completo. O projeto tem presente a importância de Portugal reforçar o seu posicionamento e competitividade enquanto destino turístico sustentável e seguro, acomodando também as exigências de novas diretrizes e orientações nacionais e comunitárias, para o curto e médio prazo, no âmbito da economia circular e da sustentabilidade ambiental.

Decorrente do plano de retoma “Reativar Turismo. Construir Futuro”, e alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027, o Plano Turismo + Sustentável 20-23 pretende intensificar o objetivo da sustentabilidade na atividade turística, com ações como a reeducação para uma restauração circular e sustentável, o desenvolvimento de práticas para uma economia circular, a neutralidade carbónica nos empreendimentos turísticos, a construção sustentável em empreendimentos turísticos, a eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal e a redução do plástico na hotelaria.