O workshop promovido pela Travel South USA- agência que promove os destinos da região sul dos Estados Unidos-  contou com trilha sonora (cortesia) de Stax Museum em Memphis e do Country Music Hall of Fame em Nashville pelo Spotify.

Ministrado por dois grandes bartenders da América Latina, Laércio Silva, o Zulu, eleito melhor do Brasil pelo Diageo World Class por dois anos e hoje consultor premiado de bares e Rodolfo Bob, expert em bebidas, idealizador do O Bar Virtual e também consultor, toparam o convite da agência  para o evento em parceria com a importadora Casa Flora,  que importa o Bourbon Evan Williams. Na ocasião foram apresentados drinks exclusivos, roteiro turístico e novidades das regiões, como Kentucky, New Orleans, Alabama, Tennessee, entre outros.

Kentucky segue investindo na projeção do Bourbon, o que incentivou a chegada da Old Forester e da Rabbit Hole Distillery, em 2018, que se somaram às nove destilarias em Louisville e as outras seis em Bardstown.

A jornada iniciada na capital Louisville rende as primeiras descobertas no recém-criado Kentucky Bourbon Trail Welcome Center, um espaço concierge localizado no primeiro andar do Museu Frazier que oferece informações sobre destilarias, gastronomia e vida noturna. Ali, o turista se informa sobre os detalhes da rota, a exemplo da destilaria Angel’s Envy, que envelhece seu Bourbon em barris de vinho do Porto configurando um sabor mais sutil, e da Evan Williams Bourbon Experience, que no melhor estilo speakeasy sugere uma imersão na produção artesanal de Bourbon, salientando o legado deixado por Evan Williams, o primeiro destilador comercial do Kentucky. Listado como o segundo Straight Bourbon mais vendido nos Estados Unidos, o Evan Williams Kentucky Straight Bourbon aposta num percentual maior de milho para entregar uma bebida de dulçor mais acentuado.

Denominada a Capital Mundial do Bourbon, Bardstown é parada obrigatória da rota, e se diferencia por acomodar locais icônicos como a Heaven Hill, que opera desde 1935, e assina a maior produção familiar de destilados do país – Elijah Craig, Larceny e Henry McKenna –, além de apresentar alguns de seus segredos numa sala de degustação em formato de barril. Longe das doses de Bourbon, o Oscar Getz Museum of Whiskey History é uma excelente maneira de compreender o cotidiano dos norte-americanos que decidiram contrariar a Lei Seca, nos anos 20, quando apenas uma receita médica ou a senha de um speakeasy permitia beber qualquer mililitro alcoólico. A fim de que a experiência seja completa, na Old Talbott Tavern – construída em 1779 – vale se hospedar na mais antiga parada de diligências dos Estados Unidos, provar os verdadeiros tomates verdes fritos e, claro, degustar um Bourbon num bar cheio de história.

Pensar em whiskey estando nos Estados Unidos, é pensar em Jack Daniel´s, a marca mais famosa do tipo Tennessee Whiskey, que se distingue pela utilização do processo de filtragem em carvão de bordo. Localizada na pequenina Lynchburg – que ainda vive sob a Lei Seca -, a destilaria Jack Daniel é um passeio completo com opções de tours de no mínimo 30 minutos, ou sugestões mais prazerosas como o The Taste of Lynchburg, que, ao longo de três horas, além de uma excursão pela fábrica e degustação, também convida para um típico almoço sulista caseiro no restaurante Miss Mary Bobo’s, abrigado numa mansão de estilo antebellum. Na loja da destilaria, além da variada seleção de rótulos também é possível personalizar uma garrafa com o nome que desejar e pedir para entregar.

A Jack Daniel’s faz parte da Rota do Whiskey do Tennessee, que se estende por algumas das principais cidades do Tennessee – Nashville, Knoxville, Sevierville, Gatlinburg, Townsend, Chattanooga, Tullahoma e Memphis – num trecho que acondiciona cerca de 30 destilarias, propondo uma viagem de carro que revela paisagens naturais e urbes charmosas, bem como, a cultura vibrante do sul dos Estados Unidos. Percorrer a rota é a chance de descobrir inovações como a da Corsair Distillery, que inseriu quinoa em seu whiskey, ou curtir o olhar vintage da ultramoderna Old Glory Distilling Co. que também produz rum e vodca. No maior Estado do sul, a Geórgia, a produção também está bem representada, com ênfase para a Destilaria ASW que assina a garrafa premiada do Duality Double Malt Whiskey, e para a Lazy Guy Distillery que faz de tudo um pouco: sorvetes, whiskey de centeio e souvenires.

Alabama e Louisiana – ambos Estados não integram rotas de Bourbon ou Whiskey, contudo, para se sentir como um verdadeiro morador aproveitando os encantos do sul, o turista pode descobrir sabores símbolos daqui, caso do Alabama Slammer, drink celebrado nos anos 80 à base de licor de whiskey. Na Louisiana, o conhaque reina soberano sendo bastante comum encontrá-lo em drinques clássicos como Brandy Crusta e o Roffignac, porém, o whiskey ou Bourbon é personagem principal do Cocktail à la Louisiane e do Vieux Carré, ambos inventados em New Orleans. 

Para consultar o roteiro completo das rotas acesse:

Kentucky Bourbon Trail – https://kybourbontrail.com/distilleries/kentucky-bourbon-trail/

Tennessee Whiskey Trail – https://www.tnwhiskeytrail.com/