O Teatro Sesc Anchieta, um dos mais prestigiosos teatros de São Paulo, desde a década de 1960,   foi  palco de artistas como :Bibi Ferreira, Cleyde Yáconis, Eva Wilma, Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Paulo Autran, Paulo José, Raul Cortez, tem sua história reconstruída em livro das Edições Sesc São Paulo .

 O livro, que será lançado amanhã, dia 5 de junho, terça-feira, às 19h30, no Teatro Anchieta, em São Paulo,  contará com   um bate-papo entre : Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, Antunes Filho, diretor do CPT (Centro de Pesquisa teatral) e Sérgio Mamberti, ator e diretor,  é organizado em três partes. A primeira oferece uma contextualização histórica desde antes da construção do Teatro Sesc Anchieta até a atualidade. Ao longo de seis capítulos, tomamos conhecimento da política cultural que norteou as ações e projetos ali desenvolvidos, como a criação do Centro de Pesquisa Teatral – CPT, sob a direção de Antunes Filho, a realização de jornadas, festivais e mostras de teatro amador e profissional, assim como o acolhimento de espetáculos estrangeiros marcantes pela relevância de seus textos, artistas e montagens.

A segunda parte apresenta reflexões de dez grandes nomes ligados ao teatro brasileiro: Ivan Delmanto, Jacó Guinsburg, João Roberto Faria, Mariangela Alves de Lima, Maria Thereza Vargas, Newton Cunha, Sebastião Milaré, Sérgio de Carvalho, Silvana Garcia e Silvia Fernandes. A terceira parte, por sua vez, traz uma preciosa cronologia e fichas técnicas dos espetáculos encenados no espaço de 1967 a 2016.

 

Além de trazer ensaios críticos, imagens e fichas técnicas dos espetáculos apresentados na casa, a obra Teatro Sesc Anchieta: um ícone paulistano exprime a importância do projeto político-cultural que embasou as ações nesse espaço, desde sua inauguração até hoje, com especial destaque para o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), sob a direção de Antunes Filho.. Contribuíram com relatos preciosos nomes como Antunes Filho,  Cleyde Yáconis, Danilo Santos de Miranda, Gabriel Villela, Giulia Gam, José Cetra Filho, J.C. Serroni, Lee Taylor, Lígia Cortez, Maria Alice Vergueiro, Marília Pêra, Sérgio Mamberti, entre outros.

 Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo,“Desde sua inauguração, em 1967, firmou-se entre o Teatro Sesc Anchieta e a cidade de São Paulo uma relação intensa, contínua, o que transformou o local em um ícone paulistano, um ponto de referência tanto para o público quanto para a classe artística no que tange à pertinência da arte ali realizada, assim como dos debates por ela fomentados”.