Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa de vendas para o Dia das Mães é de um aumento de 370% em relação ao mesmo período de 2020, visto que na época apenas 15% dos shoppings estavam abertos. Já em comparação a 2019, com base na expectativa atual, haveria queda de vendas de 19%. “Essa expectativa de vendas representa uma injeção de recursos de R﹩ 2,7 bilhões na economia. Estamos em contato com prefeitos e governadores para que os shoppings voltem a funcionar sem restrições, já que operam com rígidos protocolos sanitários e geram 3 milhões de empregos direta e indiretamente”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Glauco Humai, presidente da Abrasce. foto divulgação

Canais de vendas que ganharam força desde o início da pandemia devem permanecer como alternativa no Dia das Mães. Dos 601 shopping centers no país, 91% pretendem disponibilizar delivery a seus clientes e 77% drive-thru. Em comparação com o Natal de 2020, verificamos um aumento da participação de modalidades como marketplace/vendas online, com 49% dos shoppings oferecendo o canal de vendas, e lockers, meio presente em 23% dos empreendimentos. Para incentivar a utilização dos multicanais de vendas, 63% dos shoppings realizarão promoções, muitas delas no ambiente online, para evitar aglomerações.

Para 79% dos shoppings, a expectativa é de aumento no fluxo de visitantes de 23% na semana do Dia das Mães em comparação com as semanas anteriores. Vale destacar que os shoppings do país iniciaram suas reaberturas nas últimas semanas, sendo que aproximadamente 90% dos empreendimentos estão abertos desde a semana de 19 a 25 de abril.

Segundo a pesquisa da Abrasce, as categorias de produtos mais procuradas neste Dia das Mães devem ser perfumaria e cosméticos, seguida de vestuário e calçados, com 81%, 79% e 66%, respectivamente. O ticket médio deve ser de R$ 200,00, alta de 5,8% em relação a mesma data de 2020