A Riachuelo é um dos exemplos de marca varejista que se desenvolveu ao longo do ano e apresentou evoluções em alguns processos, principalmente na expansão dos negócios, mesmo com a pandemia, conseguiu inaugurar mais de dez lojas físicas e ainda receber o certificado “HBC Maintenance COVID19” em todas as lojas, sendo uma comprovação de toda a preocupação da marca em garantir espaços mais saudáveis e promover o bem-estar dos colaboradores e clientes em loja – um diferencial importante referente às marcas concorrentes da varejista de moda.

Fortalecendo as operações com manuais de limpeza e sanitização das lojas, protocolos de reabertura com maior segurança e treinamentos interno para abastecer e orientar todas as equipes adequadamente, a Riachuelo foi reconhecida pela organização Healthy Building Certificate (HBC) por estes processos e a marca segue este exemplo para manter as boas práticas nos novos formatos de loja, visando reduzir a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus, e atrelar esta iniciativa aos propósitos de expansão de loja.

Implementações com foco em tecnologias, modernidade e praticidade na jornada do cliente reforçam o novo conceito da loja que abre espaços para destaques da marca, como o RCHLO+ (Riachuelo Mais), área dedicada para customização de peças – como jaquetas, camisetas e até bodies infantis – em que o cliente pode criar uma estampa, imprimir na hora e personalizar como quiser. Espaço também conta com costureira para realizar pequenos ajustes e consertos em peças da Riachuelo.

“Implementamos estas estruturas em nossas lojas para promover qualidade na experiência de nossos clientes e também proporcionar algumas facilidades e melhor ambientação em loja com nossas inovações. A tendência é expandirmos este novo conceito e apresentarmos estruturas mais modernizada para atender as demandas e alcançar cada vez mais espaços no mercado com o desenvolvimento de nossas tecnologias”, afirma Elio Silva, Diretor Executivo de Canais e Marketing.

Este novo formato fortalece a omnicanalidade da Riachuelo que vem se desenvolvendo e trazendo novas ferramentas e equipamentos tecnológicos para a experiência de compra como a e-store, plataforma digital com vitrine infinita em que o cliente pode ter acesso a qualquer produto, utilizando os terminais disponíveis em loja ou com o apoio de vendedores, que possuem a versão mobile do sistema e os itens podem ser entregues em casa ou ser retirados na própria loja. O Retire Rápido também é uma ferramenta implementada em todas as lojas que oferece praticidade na hora da compra nos canais online e possibilita a retirada dos itens em até quatro horas diretamente na loja.

Assim como as inovações, a marca também se apropriou das redes sociais e aplicativos, como o WhatsApp para facilitar o atendimento ao cliente. Neste caso, o cliente entra em contato com a Helô, avatar desenvolvido pela marca, que realiza o atendimento virtual, compreendendo a necessidade do cliente e direcionando as compras para a loja mais próxima. O pagamento é feito de forma 100% segura através de um link e o cliente pode escolher retirar em loja ou receber em casa.

O Grupo encerrou o ano de 2020 com um total de 335 lojas, sendo 324 lojas próprias da Riachuelo, 5 Carter’s e 6 Casa Riachuelo. Os destaques estão nas inaugurações da Casa Riachuelo, que traz os mais diversos itens para casa e decoração, e também na expansão de lojas físicas da Carter’s – marca americana varejista referência no mundo da moda infantil -, no qual a Riachuelo possui operação exclusiva no Brasil com plano de expansão para nos próximos dez anos inaugurar pelo menos 60 lojas no país.

Todas as inaugurações aconteceram majoritariamente no período do segundo semestre do ano, em meados de setembro – momento em que houve queda nos casos de COVID-19 no Brasil e a reabertura gradual dos shoppings – e estão concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e Mato Grosso do Sul.