A Rede Turismo Rural Consciente (TRC) acaba de lançar oficialmente o site turismoruralconsciente.com.br, blog e três redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

“Com alegria participei do surgimento desta rede inovadora e estratégica, que nasceu de maneira orgânica, a partir da divulgação da Carta Aberta do Turismo Rural – a qual motivou a realização de uma série de videoconferências entre os respectivos subscritores com atuação nos diferentes elos da cadeia produtiva brasileira do Turismo Rural”, lembra Andreia Roque, uma das fundadoras do TRC e porta-voz do Instituto Brasil Rural.

A Rede Turismo Rural Consciente visa melhor compreender os impactos diretos e indiretos da pandemia (declarada em 11 de março de 2020 pela OMS), e debater políticas públicas voltadas para preservar a viabilidade do Turismo Rural, que, por sua própria natureza, deve ser uma atividade sustentável, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa.

Mais de 100 empreendedores de turismo rural, sediados em todas as regiões do Brasil, com atuação direta ou indireta no mercado de viagens e turismo, incluindo prestadores de serviços de valor agregado, retratam o coletivo Turismo Rural Consciente como uma atividade dinâmica e em constante evolução, conectada para planejar a retomada gradual e organizada da oferta e demanda.

São profissionais da agropecuária e agricultura familiar que apostam no resgate e na promoção do patrimônio cultural e natural comunitário, enquanto atrativos turísticos. A TRC atua de maneira estratégica para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social (ODSs/ONU), conforme Agenda 2030.

As atividades desenvolvidas são programadas a partir de encontros virtuais organizados nos diferentes Grupos de Trabalho (GTs), constituídos por meio do WhatsApp, integrados ao Conselho Gestor.

Para atrair novos participantes, lança também concurso para a escolha do melhor slogan ao site. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 22 de abril – data do Descobrimento do Brasil, Dia da Terra e do Agente de Viagens. O GT de Comunicação do TRC selecionará três slogans que serão submetidos à votação popular no Instagram. O vencedor terá direito de escolher como prêmio uma das várias opções ofertadas pelos empreendedores da Rede.