Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, venceu a eleição para a presidência da ETC – European Travel Comission, passando a liderar, para além do Turismo de Portugal e pelos próximos quatro anos, esta importante organização europeia criada em 1948.

 Na General Meeting #99, realizada em Portugal, obteve 16 votos (entre os 29 expressos) passando a liderar agora uma organização europeia que congrega 33 Organizações Nacionais de Turismo de 31 países, com os objetivos de promover a Europa como destino turístico, partilhar conhecimento, estudos e dados sobre mercados, bem como ser uma voz única do setor em questões como a política de vistos, sustentabilidade, conectividade e trabalho.  

No que toca à promoção, a ETC e a Comissão Europeia (CE) estabeleceram uma parceria estratégica, a longo prazo, na promoção da Europa como principal destino turístico mundial, apoiando o desenvolvimento competitivo sustentável do setor através do intercâmbio de conhecimento, investigação turística e da promoção de modelos social e ambientalmente viáveis para a atividade

Segundo Luís Araújo “ Estou extremamente orgulhoso por poder liderar uma organização europeia em nome do nosso país e do Turismo de Portugal, sobretudo numa altura em que o turismo europeu, e mesmo mundial, enfrenta um dos maiores, senão o maior desafio de sempre

Para ele, existe um objetivo fundamental que é  de fazer com que o turismo tenha uma voz mais ativa dentro da União Europeia,” Através de uma melhor coordenação entre as posições dos diferentes estados-membros a favor do turismo em todo o espaço europeu que permitam uma recuperação rápida e sustentável do setor” afirma.

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A aposta do Turismo de Portugal na inovação e no digital, que tem sido vista como exemplar a nível europeu, foi um dos motivos que mais contribuíram para esta vitória nacional. Da mesma forma, foi muito valorizada a forma como Portugal tem vindo a diversificar os seus produtos turísticos e a dinamização turística de todo o território nacional. Também o facto de Portugal ter conseguido atingir a taxa de sazonalidade mais baixa em toda a bacia mediterrânica e de ter conseguido registar um crescimento turístico superior a 60% nos últimos quatro anos contribuiu decisivamente para a vitória nesta eleição europeia. Por último, mas não menos importante, esta vitória fica igualmente a dever-se ao reconhecimento generalizado do bom trabalho do Turismo de Portugal, considerado o Melhor Organismo de Turismo do Mundo nos últimos anos, na preparação do setor para enfrentar com sucesso a crise pandémica que vivemos.