Uma pesquisa feita pela Booking.com revela que Gramado está entre os destinos da América Latina mais desejados pelos turistas do mundo. A Booking.com analisou listas de desejo de viagem de maio e junho deste ano , que  mostrou Gramado estar  entre os 100 destinos mais presentes em wish lists por viajantes de todo o mundo, à frente de cidades turísticas importantes como Cancún (México), Cartagena (Colômbia) e até mesmo Buenos Aires (Argentina).

Gramado foto Fernanda Fauth

Segundo a secretária adjunta de Turismo de Gramado, Rosângela Potter, essa situação confirma um reconhecimento que tem sido registrado nos últimos anos por outras pesquisas. Além da vocação histórica para o turismo que Gramado possui, ela cita ainda o trabalho de divulgação do destino que tem sido feito pela secretaria. “No ano passado divulgamos a cidade no Brasil e no exterior. Este ano, estivemos na Colômbia e desde o início da pandemia estamos divulgando Gramado como um destino seguro”, afirma Rosângela. Ela cita o Smart Tracking, plataforma de rastreamento que monitora eventuais pacientes de Covid-19 que estiveram ou estão na cidade, e outras iniciativas no município que objetivam dar mais segurança em saúde aos moradores e visitantes.

Além do trabalho de divulgação do destino que tem sido feito pela Secretaria, ela acrescenta a qualidade dos eventos da Gramadotur e também das iniciativas das empresas do trade e entidades como motivos pelos quais o turista deseja visitar Gramado.

Para preservar este reconhecimento internacional, segundo Rosângela, é preciso manter a divulgação e reforçar a atenção aos protocolos de saúde. “É nosso desafio manter esta posição nos rankings em que somos destaque”, afirma Rosângela.