De braços abertos para o turista brasileiro, com voos diretos de cinco capitais, Panamá quer ser visto como destino e lança forte campanha para exibir seus patrimônios natural e cultural .

Segundo Fernando Fondevila. o diretor geral da PROMTUR Panamá,  “A intenção é mostrar as atrações do Panamá para o mercado brasileiro, e assim estreitar os laços. Por isso estamos focando está reativação da indústria turística em nossa pluralidade. A capital panamenha, por exemplo, é a única que tem uma selva dentro de seus limites. E somos um destino seguro e de fácil acesso a partir do Brasil. Estamos à disposição dos brasileiros.”, afirma

Fernando Fondevila. o diretor geral da PROMTUR Panamá,   foto divulgação

Atualmente todos os viajantes devem apresentar COVID-19 PCR negativo ou teste de antígeno por no máximo 48 horas após a chegada ao Panamá. Caso não seja possível apresentar a prova no prazo estabelecido, deverá ser realizada no aeroporto uma prova rápida, antes de sua passagem pela migração ao valor de US$ 50.



Já quem viaja ao país, proveniente da América do Sul, terá de realizar um teste adicional, ao custo de US$ 85. Se der positivo, o viajante será colocado em quarentena de 14 dias sem despesa. Caso dê negativo também, porém por 3 dias, em um hotel designado pelo Ministério da Saúde. Ao final deste período, outro teste será feito.



O Panamá não é apenas o centro das Américas, é também o centro entre uma vida cosmopolita ativa e culturas ancestrais; da modernidade e tradição; lar de inúmeras espécies, selvas misteriosas e praias ensolaradas. Os viajantes podem desfrutar da rica história, cultura, beleza natural e locais remotos ao máximo por meio das três heranças do destino:



• Patrimônio Cultural: narra a história do Panamá como a Ponte do Mundo, conectando atrações de classe mundial como a Cidade Velha (Patrimônio Mundial da UNESCO); o mundialmente famoso Canal do Panamá; a primeira ferrovia interoceânica, entre outras. Além disso, os circuitos culturais mostram sua diversidade, oferecendo experiências através das três principais culturas do Panamá: seus sete grupos indígenas, herança afro-caribenha, incluindo a cultura do Congo (Patrimônio Imaterial da UNESCO) e a colorida cultura colonial espanhola. A diversidade cultural também é vivenciada no âmbito gastronômico, com a UNESCO reconhecendo a Cidade do Panamá como uma cidade criativa em gastronomia.



• Patrimônio Verde: desde a formação do istmo do Panamá, há três milhões de anos, houve uma grande troca de espécies entre as Américas do Norte e do Sul, proporcionando ao país uma biodiversidade extraordinária. As rotas do Patrimônio Verde levam o visitante por Parques Nacionais, áreas protegidas e reservas privadas na floresta neotropical do Panamá (um terço do país está protegido), incluindo experiências através dos centros de visitantes do Instituto Smithsonian Tropical Research. Sendo uma delas o Monumento Natural Barro Colorado na bacia do Canal do Panamá, considerada a floresta tropical mais estudada do mundo.



• Patrimônio Azul: há três milhões de anos, com a criação da ponte terrestre istmo do Panamá, os oceanos Caribe e Pacífico se separaram, tornando-se distintos em termos de marés, clima e fauna marinha. As experiências oferecidas nos diversos ecossistemas das rotas do Patrimônio Azul incluem a observação de baleias nos arredores do Parque Nacional de Coiba (Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO) e a admiração dos projetos de conservação de tartarugas no Oceano Pacífico. Além da exploração das águas caribenhas azul turquesa de Bocas del Toro, reconhecidas como “Hope Spot” pela Mission Blue, a iniciativa liderada pela Dra. Sylvia Earle, Exploradora da National Geographic.



Segundo anúncio da Autoridade de Turismo do Panamá (ATP), a respeito do Plano Maestro de Turismo Sustentável, o país abre novos caminhos para explorar seus patrimônios. Por isso, em coletiva de Imprensa, realizada nesta terça-feira, dia 8 de junho, para o mercado brasileiro, o Ministro de Turismo do Panamá, Iván Eskildsen, fez questão de ressaltar a importância da biodiversidade natural, bem como a riqueza cultural do destino. A intenção é deixar claro aos brasileiros as muitas experiências e recordações que o Panamá pode proporcionar.



A premissa é destacar de vez o Panamá como um destino turístico, tendo a sustentabilidade como um dos pilares aliado à autenticidade de seus diversos ativos e atrativos. O plano está focado na reativação progressiva da indústria do turismo no país, após a pandemia. Mas, mesmo neste momento, o Panamá mostra-se uma ótima opção para os brasileiros que desejam viajar para o exterior e buscam mais contato com a natureza, experiências ao ar livre e praias para relaxar.