Ailton Santos é o novo Head da Nokia Brasil. O executivo que está há três anos na empresa e lidera a Nokia Software na América Latina, passa a liderar, a partir de 1º de janeiro de 2021, no lugar de Luiz Tonisi, que segue para novos desafios, após longa e bem-sucedida carreira na Nokia.

Para Ailton santos “Temos um compromisso com o Brasil e nossos esforços estão voltados para criar um ecossistema de 5G aberto, robusto e com redes de alto desempenho, com segurança e integridade. Ter a oportunidade de liderar uma equipe dedicada ao desenvolvimento do país é extremamente motivador. Atuamos nos segmentos da economia que estão vivendo a transformação digital, fortalecendo nossas parcerias com as áreas B2B das operadoras, indústrias e beneficiando os também usuários finais. Nossas redes hoje conectam 50% do tráfego nacional móvel, fixo e IP e 35% dos acessos de banda larga fixa. Estamos confiantes na implementação e nas inúmeras oportunidades que o 5G trará para toda sociedade”, resume

Desde seu ingresso na companhia, Ailton liderou a equipe da Nokia Software para a América Latina, tendo proporcionado forte crescimento e rentabilidade ao negócio, combinando seu perfil estratégico com sólida experiência em liderar equipes para contribuir efetivamente com seus clientes na jornada de transformação para a economia digital.

Graduado em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, o executivo é pós-graduado em Gestão Estratégica Avançada pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça, tem mestrado em Ciências da Administração pela SMU (Southern Methodist University), no Texas EUA, e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Ailton possui certificações de excelência, tais como Conselheiro de Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa), Lean Six Sigma Black Belt pela HP e ITIL Foundation pelo itSMF.

Ailton tem sido mentor voluntário ativo de vários programas de preparação de mulheres executivas (NGWL – Next Generation of Women in Leadership), faz trabalho voluntário como corpo de juízes América Latina de programa de inovação com desafio de inclusão do MIT ICC (Massachusetts Institute of Technology), é mentor voluntário de empresas “Startup” no programa de governo InovAtiva Brasil. Além disso, Ailton já atuou como professor universitário de Administração, tem livros publicados (coautor) na área da gestão e já foi empresário no segmento de educação. Executivo versátil, com sólida experiência e sucesso comprovado em diversos papéis, funções e segmentos da indústria, tendo sido VP regional e líder nacional da Hewlett-Packard Enterprise Software, e Diretor Global de Infraestrutura de TI da Baker Hughes