A Natura e a Avon foram reconhecidas entre as empresas mais éticas do mundo em 2021 pelo Ethisphere Institute, líder global na definição de padrões para práticas éticas nos negócios. Única brasileira na lista de 130 empresas globais, a Natura é destaque pela 11ª vez na categoria Saúde & Beleza. A Avon integra a lista pela primeira vez. Desde janeiro de 2020, Avon faz parte do grupo Natura &Co, do qual também fazem parte The Body Shop e Aesop.

João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina , foto divulgação

“O ano de 2020 nos desafiou de diversas formas, mas os nossos propósitos nos mostraram o caminho da cooperação para superarmos um momento tão difícil como o atual. Nos guiamos por nossa essência e priorizamos o cuidado com as pessoas em toda a nossa rede de relações, sempre comprometidos com os mais altos padrões de ética e governança”, disse João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina, unidade de negócios que reúne as quatro marcas do grupo na região. “É uma grande alegria contar com Natura pela 11º vez no ranking de empresas mais éticas e, também, ter Avon no mesmo levantamento – a primeira vez de muitas que ainda virão”, ressaltou o executivo.

“Ao enfrentar os difíceis desafios de 2020, as empresas listadas no ranking lideraram com resiliência, além de compromisso com a ética e a integridade”, afirma Timothy Erblich, CEO da Ethisphere. “Com isso, a Natura continua a demonstrar um compromisso de impactar positivamente as comunidades de sua rede”, concluiu.

A metodologia é realizada com base no Ethisphere Quotient®, processo de avaliação que inclui mais de 200 perguntas sobre cultura, práticas ambientais e sociais, atividades de ética e conformidade, governança, diversidade e iniciativas para apoiar uma forte cadeia de valor. O processo funciona como uma estrutura operacional para capturar e codificar as principais práticas de organizações em todos os setores e em todo o mundo. Neste ano, o processo foi expandido para avaliar como as organizações estão se adaptando e respondendo à pandemia de Covid-19, além de fatores ambientais, sociais e de governança, segurança, equidade e inclusão e justiça social.