A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e o Grupo Croma se unem para promover uma série de encontros com profissionais de grandes empresas do mercado para debater ‘Perspectivas – uma visão setorizada da inovação’. A iniciativa, inédita pela configuração setorizada, pretende mostrar como a união, neste momento de preservação de vidas e negócios, é também importante entre concorrentes.

Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA. foto divulgação

“O mercado de meios de pagamento vem se transformando muito nos últimos anos. Hoje, 48% dos pagamentos no Brasil são realizados com cartão. As transações com dinheiro representavam 57% das transações em 2013, agora representam 52%, segundo dados do Banco do Brasil. Estudo do Grupo Croma, parceiro ABA, mostra que 60% dos entrevistados afirmam que passaram a usar mais o serviço de internet banking durante a crise do Coronavírus,” explica Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

Os episódios serão transmitidos semanalmente às 17h. As inscrições devem ser realizadas gratuitamente na plataforma Sympla com transmissão via YouTube para inscritos. Os encontros, com uma hora de duração, serão apresentados por Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA, e a moderação será realizada por Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma foto divulgação



“Tecnologias que agregam comodidade e praticidade possuem alta importância e também são as mais inovadoras. Segundo o estudo High Tech Retail, do Grupo Croma, 44% dos entrevistados consideram o pagamento sem cartões físicos ou dinheiro como a tecnologia mais desejada, enquanto o pagamento ao vendedor representa 28%. Nosso monitoramento durante a pandemia mostra que 87% afirmam estar usando aplicativos para entregas, compras, pagamentos, bancos.”, comenta Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.



O primeiro episódio, realizado no dia 17 de junho, contou com a participação das profissionais do setor de eletroeletrônicos Loredana Sarcinella, Diretora Sênior de Marketing, Trade e Canais da Samsung e conselheira da ABA, e Cris Duclos, Vice-Presidente de Marketing Electrolux e Diretora da ABA. Varejo foi o tema do encontro do dia 24 de junho, com a participação de Othon Vela, Diretor de Marketing do GPA, e Silvana Balbo, Diretora de Marketing do Carrefour e Diretora da ABA.


No dia 01 de julho o tema foi Bebidas e contou com os convidados Ricardo Dias, Vice-Presidente de Marketing da Ambev, e Vanessa Brandão, Premium Brands Sr Director da Heineken. Alimentos foi o tema do episódio do dia 08 de julho, com Frank Pflaumer, VP de Marketing e Comunicação da Nestlé e 1º Vice-Presidente da ABA, e Andrea Gaeta, Diretora Sênior de Marcas da Danone e Diretora da ABA.

Beleza e Cosméticos foi o assunto do episódio do dia 15 de julho, com Isabella Zakzuk, Diretora de Beauty na P&G e Conselheira da ABA, e Eduardo Campanella, VP de Marketing da Unilever – Brasil e LatAm. No dia 22 de julho, Higiene pessoal foi o assunto do episódio com Ricardo Wolff, VP de Estratégia e Marketing da J&J e 1º Vice-Presidente da ABA, e Candice Pomi, Consumer Strategic Insights Director for Latin America na Kimberly-Clark e Presidente do Comitê de Insights da ABA.

Sarah Buchwitz, VP Marketing & Communications at Mastercard foto divulgação



Hoje, dia 29 de julho o tema será Meios de Pagamento, com a participação de Sarah Buchwitz, VP Marketing & Communications at Mastercard e Conselheira da ABA e Sergio Giorgetti, Marketing Vice President da Visa. Os encontros continuarão acontecendo em agosto, quando estão previstos os setores de bancos, tecnologia, aviação e brinquedos.

Sergio Giorgetti, Marketing Vice President da Visa foto divulgação

Os participantes inscritos poderão enviar perguntas e fazer comentários durante o episódio. Para se inscrever basta acessar o link https://bit.ly/3fJj80I e aguardar o envio do e-mail de confirmação para participação.