A Nayane Rodrigues Lingerie, marca cearense com mais de 15 anos de reconhecimento nacional no mercado de moda íntima, elencou cinco dicas para ajudar as mulheres a conservarem por mais tempo a lingerie.

Lavar, secar e guardar corretamente são cuidados essenciais para conservá-la por mais tempo e impedir problemas que podem atingir a região íntima da mulher, como o aparecimento de fungos e bactérias causadoras de infecções vaginais e corrimentos. Por serem peças mais delicadas, as lingeries precisam de cuidados mais especiais para terem uma vida útil mais prolongada e se manterem saudáveis e bonitas por mais tempo.

 Confira

1 –  Lave sempre à mão

Quando lavadas na máquina, mesmo que sejam usados aqueles saquinhos de lingerie, a peça pode ficar deformada. Algumas têm tecidos e detalhes muito delicados que facilmente estragam na lavadora. Antes de lavar, também é importante separar as peças para que não manchem. Outra dica de como fazer a lingerie durar mais é não deixar as peças de molho, principalmente se o tecido tiver cores fortes, pois isso também pode causar manchas.

O sutiã precisa ser lavado a cada uso por conta do acúmulo de bactérias na região da axila e do busto,  áreas quentes que abrigam esses microorganismos. No caso dos sutiãs com bojo, a maneira correta de lavá-los é uma massageando o bojo e apertando-o como se fosse uma massa de pão, sem torcê-lo para evitar que deforme. Dê preferência aos sabões neutros ou sabão de coco e use sempre água fria.

2 – Cuidado com a secagem

Depois de lavar, jamais torça as peças. O correto é dar apenas uma leve espremida para retirar o excesso de água. Elas devem secar sempre na sombra e só ser recolhidas do varal quando estiverem bem secas. Jamais guarde as peças se ainda estiverem úmidas. Os sutiãs devem ser pendurados num cabide ou ao meio, para equilibrar o peso e evitar deformar.

3 – Não use amaciante e alvejante

Nada de produtos como alvejante, cloro ou água sanitária. Os produtos não são indicados, embora possuam ação bactericida, que auxilia no combate aos fungos e bactérias, pois podem danificar o tecido. O amaciante também deve ser evitado porque tem silicone na fórmula, que impermeabiliza as fibras, fazendo com que as peças percam as propriedades de absorver e secar o suor, ficando impermeáveis ao invés de respiráveis. Muitas lingeries são compostas de fibras sintéticas, que precisam da lavagem correta para se manter respiráveis. O amaciante ainda contêm perfumes e corantes que podem provocar irritações na vagina.

4 – Não lave as peças durante o banho

Há diversos problemas ao adotar essa prática. Se as peças forem lavadas enquanto toma-se um banho quente, as altas temperaturas causam danos às fibras do tecido e favorecem a proliferação de bactérias. O uso de sabonete comum também que não é recomendado, já que sua formulação possui essências, hidratantes e óleos que podem alterar a cor do tecido. Jamais deixar secar dentro do box do banheiro. O local é úmido e abafado, perfeito para que os fungos e bactérias se proliferem no tecido da calcinha.

5 – Guarde os sutiãs com bojo abertos e enfileirados

Guardar os sutiãs com o bojo invertido é um dos erros mais cometidos na hora de guardar as peças. Com isso, o bojo perde a sua forma original, provocando estrias e deformidades permanentes. O recomendado é guardar os sutiãs abertos e enfileirados na gaveta de lingeries, nunca dobrando a sua estrutura. No caso de outras peças, como espartilho ou corpete, utilize um cabide. Existem alguns estojos que você pode comprar em lojas especializadas e que comportam de 3 a 5 sutiãs guardados de forma correta.