A Cartier lançou seu e-commerce no Brasil em 2019 com o objetivo de expandir sua presença nacional. A plataforma reforçou o pioneirismo da Maison no segmento de luxo, tendo um e-commerce próprio para o mercado brasileiro.

Pouco depois deste lançamento, o mercado como um todo sofreu o colapso ocasionado pela Covid-19. Entretanto, os resultados alcançados pela grife de luxo em 2020 superaram em grande medida as expectativas para o ano. A e-boutique totalizou um faturamento previsto somente para o quinto ano de operação, representando 10% das vendas retail da Cartier no país e quase que quintuplicando suas vendas comparadas a 2019. .

Maxime Tarneaud foto divulgação

Segundo Maxime Tarneaud, Gerente-Geral da Cartier no Brasil. “Nos períodos de maiores restrições da pandemia, durante os quais as boutiques permaneceram fechadas, o e-commerce foi muito importante para o relacionamento e suporte aos clientes. A Cartier implementou uma nova funcionalidade de vendas assistidas que permitiu aos vendedores das boutiques atender seus clientes à través do e-commerce”, explica

Com o sucesso do online, a Maison pretende aumentar o budget destinado à expansão deste canal, investindo principalmente em comunicação. Com isso, também serão realizadas mudanças na plataforma visando uma melhor usabilidade do cliente e aperfeiçoamento da modalidade de vendas realizadas com suporte dos vendedores das boutiques Cartier. Em logística, novas modalidades de entrega serão implementadas possibilitando, na cidade de São Paulo, entregas em até 4 horas.

“A impossibilidade de visitar e comprar em uma boutique física aumentou sem dúvidas as buscas e compras online. A desvalorização cambial e as barreiras internacionais levantadas às viagens também contribuíram para tal fenômeno. Os clientes demonstraram ao longo da pandemia uma maior flexibilidade em relação às compras de alto valor agregado, como joias, online”, completa Tarneaud.

A Cartier confirma a região Sudeste como a mais expressiva em vendas, mas aponta que outros estados também têm ganhado uma participação mais significativa e com alta expectativa de crescimento, com destaque as cidades de Brasília, Porto Alegre, Goiânia e Recife.