Vinicius Lummertz,  tomou posse em Brasília, como  novo ministro do Turismo .  Ele era desde junho de 2015, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo),

Marta Rossi, uma das lideranças do turismo nacional, criadora da Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), destaca que a indicação é fundamental para os crescimento do setor pelas relações do novo ministro com o trade e suas ações para o fortalecimento do mesmo. “Temos no Vinícius uma referência quando o assunto é Turismo, sendo que sua relação é muito próxima com o trade. Comemoramos a indicação e vemos como positiva pois suas ações, desde sempre, e também a frente da Embratur, mostram uma preocupação e entendimento real de como um setor turístico forte e atuante, pode impactar positivamente a economia do país. Outro fator importante é que, assim como tivemos vários Ministros do Turismo de outras regiões, ter um ministro oriundo da Região Sul é fundamental para a região como um todo”.

 

Já o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, analisa que a indicação, “é o reconhecimento à trajetória pessoal do Vinícius. O trade o conhece  e reconhece. Para os estados da Região Sul é importante que um integrante da região esteja a frente ao Ministério. Isso deve ser considerado um importante avanço.”

 

Para o  presidente da ABAV/RS, João Machado, a proximidade de Lummertz com o setor.”É uma indicação muito boa para o setor pois ele possui larga experiência no Turismo, e uma relação muito próxima com o trade e as entidades. É importante pois não foi uma indicação com cunho político e Lummertz já entra com conhecimento de causa. Isso nos deixa muito otimistas”, analisa.