Durante a época mais fria do ano, o corpo sofre as consequências das baixas temperaturas e a pouca umidade do ar. Isso acontece, pois, com a queda na sensação térmica, a transpiração corporal diminui, resultando em uma pele mais ressecada.  Além disso, é comum ingerirmos menos líquido durante esse período, o que piora o aspecto da pele.

Dr. Damiê De Villa

Dr. Damiê De Villa

De acordo com, dermatologista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA, existem alguns cuidados importantes para manter a pele saudável durante o inverno. Beber água é essencial para a hidratação, além disso, é indispensável o uso do filtro solar, já que a radiação ultravioleta está presente durante todo o ano, inclusive no inverno. Algumas pesquisas envolvendo a população brasileira mostram que menos da metade utiliza filtro solar diariamente nos meses de verão, sendo que esse número diminui ainda mais no inverno.

Outro fator relevante são os banhos muito quentes e demorados, comuns durante o inverno que prejudicam a pele. “A água com a temperatura alta retira a oleosidade natural da pele, responsável por manter a hidratação e a saúde cutânea. Sendo assim, é importante tomar cuidado com a temperatura da água”, explica o dermatologista.

Além desses cuidados, existem produtos que ajudam a manter a pele saudável durante o inverno. É essencial utilizar cremes hidratantes que possuam substâncias umectantes, que evitam a perda de água e retém o líquido na superfície da pele.  Os lábios também devem ser hidratados, pois é comum o ressecamento excessivo dessa região. No entanto, é importante utilizar produtos específicos para essa área.  Segundo o Dr. Damiê, esses cuidados evitam que a pele fique fragilizada e ressecada durante o inverno. E, qualquer duvida que tenha em relação à sua pele, converse sempre com seu dermatologista.