M esmo mantendo todos os protocolos de distanciamento social e atendendo as normativas da pandemia de Covid-19; a Jaguacy Brasil, maior produtora e exportadora de Avocado do Brasil, inicia sua safra em março com expectativa de volume de frutas de qualidade e amparada pelas melhorias na produção e a implantação de novos programas no campo.

Na safra de 2021, haverá uma queda de produção em razão do clima quente em 2020, porém seu ganho em sustentabilidade foi muito maior. A Jaguacy tem investido em programas que geram ganhos ambientes e melhorias nos processos. Um dos insumos mais importantes é a energia, principal item para a manutenção da cadeia de frio e consequentemente da qualidade do fruto.

A partir de 2020, a produtora iniciou a geração de energia a partir de fonte solar, e resgata mensalmente 453 toneladas de carbono que seriam lançados na atmosfera.

A fazenda possui um sistema “on grid” com capacidade de 240 KWp em 721 painéis solares. “Prezamos pela cadeia de frio ideal ao Avocado em toda nossa gestão e isso consome energia, porém podemos diminuir nosso impacto através da energia solar, isso nos motivou na implantação e geração do uso de energia solar”, afirma Tiago Carvalho, diretor Administrativo da Jaguacy.

Não só a energia solar é o foco de boas práticas de sustentabilidade, o uso de biodefensivos e a consolidação de um programa de Manejo Integrado de Pragas desde 1998, mostra que ainda há muito que crescer na fruticultura, principalmente na cultura do Avocado. A produção do biodefensivo e seu lançamento através de mapeamento digital e drone, são realizados com equipe próprias , especialistas no manejo do Avocado.

A conservação do solo é um ponto monitorado e é trabalhado incansavelmente através das melhorias e equilíbrio de bactérias, através uso da técnica do TMT. O uso de água na produção também é monitorado em programas que visam o uso racional dedicado a necessidade de cada área e em cada momento específico do clima.

Jaguacy está localizada em área de transição do Cerrado Paulista, e promove a conservação das suas áreas de preservação de matas como também restaura anualmente outras áreas e recursos naturais.

Em 2021, a Jaguacy espera colher 2,4 mil toneladas, sendo parte comercializado no mercado externo como principal destino a Europa e atender o mercado interno crescente pelo fruto