Com o objetivo de celebrar  e  de estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Itália, surgiu o “Itália em São Paulo”. O evento anual acontece na capital paulista há dez anos e proporciona uma verdadeira experiência de italianidade. Uma das novidades desta edição de 2018 , é  a realização inédita do Fórum Itália em São Paulo, que acontece no dia 14 de junho, no Lounge One do JK Iguatemi com mesas redondas sobre diversos assuntos ligados à cultura italiana e a participação de 19 grifes presentes no shopping – italianas ou com afinidade com a cultura – convidadas a preparar ações especiais para o seleto público que frequenta o evento. Entre elas Prada, Dolce&Gabbana, Panerai, Gucci, Ermenegildo Zegna, entre outras.

 A cada ano, marcas e personalidades ligadas à Itália se juntam para celebrar o país em uma grande festa que esse ano acontecerá no dia 13/06 no Hall do JK Iguatemi.

Durante o Fórum autoridades em cada assunto lideram as mesas e propõem reflexões aos participantes.  Entre as presenças ilustres: Henrique Meirelles, Ex-Ministro da Fazenda do Brasil e Graziano Messana, Vice-Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio. Juntos, eles comandam a roda de negócios “Brasil: um novo ciclo de crescimento e uma oportunidade para investidores italianos”.

 

 Na roda sobre moda, são os reflexos da moda italiana no Brasil que estarão em pauta. A conversa será liderada por Deborah Cattani, personal shopper do JK Iguatemi, Priscila Palma, general manager da Versace; Ike Levy, e Leo Faria, fotógrafo de moda.

 

 Para falar sobre a Itália como destino de turismo de luxo, quem conduz a conversa é a publicitária Silvana Tinelli; Giada Ruspoli, fomentadora cultural e co-proprietária de um Castelo na Itália; e a representante da ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) Fernanda M. Longobardo. O premiado mestre pizzaiolo do Rossomopodoro, Rosario Minucci, . é  quem falará sobre as particularidades da culinária italiana.

 

  

O anuário impresso “Itália em São Paulo” é lançado todos os anos durante o evento com mais de 400 convidados presentes, entre presidentes e donos de empresas italianas e ítalo-brasileiras, socialites, autoridades, atores, atletas e celebridades. Ele reúne conteúdo relevante sobre o contexto Itália em São Paulo, em variados segmentos como moda, design, gastronomia, arquitetura, turismo, negócios e outros. A ideia é levar ao público o que existe de mais elegante e irresistível na São Paulo à italiana, divulgando o espírito atual, com dinamismo e modernidade.

 

 

 

 

Edmundo Sansone Neto, dono da Italica,  é o nome por trás dos dez anos de sucesso do “Itália em São Paulo”. Com dupla cidadania, Edmundo sempre teve uma ligação especial com o país. Por acreditar que sendo cidadão italiano deveria entender mais sobre o país e sobre sua história, Edmundo mergulhou de vez na cultura italiana – tanto pessoal quanto profissionalmente – e conheceu muitas pessoas influentes nesse segmento. Fascinado por todo o universo italiano, quis dividir com o público essa paixão e, em 2008, lançou o primeiro anuário “Itália em São Paulo” em um coquetel na então icônica Daslu. De lá para cá, o anuário cresceu em credibilidade e notoriedade e o evento de inauguração se transformou: além de ser um acontecimento social e de networking também traz conteúdo e conhecimento sobre a Itália.

 

A Itália tem muitas facetas. É o país da Dolce Vita, da alegria de viver e apreciar a vida. É onde a receita da nonna é preservada e passada para as gerações futuras. É o país das paisagens maravilhosas, mas também da moda e do design reconhecidos em todo o mundo. Sem esquecer do glamour que permeia a Itália, representado pela Ferrari e por outras tantas marcas icônicas”, diz Edmundo. É essa pluralidade que ele busca representar em seus eventos para traduzir a Itália atual e moderna. “O italiano é intenso, é alegre e enxerga a vida com leveza. Acredito que quem consegue trazer um pouco de italianidade para seu cotidiano, vive melhor e mais feliz”, completa.

 

O “Itália em São Paulo” conta com o apoio institucional de: Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália em São Paulo, Italian Trade Agency, Instituto Italiano de Cultura, Camera Nazionale della Moda Italiana, GEI (Gruppo Esponenti Italiani), Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio,  entre outras Instituições.

 

O “Itália em São Paulo” conta também com o patrocínio e apoio de: Acqua Panna/San Pellegrino, Amodomio, Azimut Brasil, Bauducco, Cafés de Rondônia, Cipa Fiera Milano, Grupo Comolatti, Cyrela, Colégio Dante Alighieri, De Cecco, FIAT, GM Venture, Igor Cunha, Intimissimi, Lorenzetti Marques, Magneti Marelli, Martini, Moleskine, RedBar, Governo de Rondônia, Rossopomodoro, Sebrae, Zaltana.

 

Além do evento anual, que acontece há dez anos em São Paulo, ações com marcas italianas são também incentivadas pela Italica, como o evento de Dia dos Pais em parceria com a grife Salvatore Ferragamo, o jantar especial da  grife Panerai no restaurante TRE; o evento de lançamento da caneta em edição limitada “Luciano Pavarotti” da Maison  Montblanc, e outras tantas

 

  A novidade: em 2018,  é que o evento terá sua primeira edição em Miami, no Bal Harbour Shops. O “Italy in Miami”  que acontece entre os dias 11 e 13 de outubro, numa inédita parceria.