A cirurgia robótica  vem avançando a cada dia. Hoje, médicos de cirurgia de cabeça e pescoço têm realizado tireoidectomias e esvaziamentos cervicais robóticos e/ou vídeo-assistidos com a  utilização do sistema robótico plataforma da Vinci®, produzida pela Intuitive Surgical (Sunnyvale, CA) 

 No Hospital Albert Einstein,  que utiliza este  sistema desde de 2008, existe um programa de especialização em cirurgia  em diversas especialidades : Urologia, Gastrocirurgia, Ginecologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardíaca , Cirurgia Torácica e  agora começando com Cirurgia Mamária.

Trata-se do primeiro no Brasil, que faz o credenciamento para cirurgia robótica. Antes só era possível  se credenciar para fazer na Philadelphia, (Filadélfia), nos Estados Unidos. O curso de pós-graduação é voltado para especialistas, e o  hospital possui uma sala  de simulação para os trainers aprenderem a utilizar a maquina .

.

O Dr. Renan Bezerra Lira   é  o responsável pela  equipe do Programa de Pós- Graduação em Cirurgia Robótica  de Cabeça e Pescoço,   e  segundo o seu  assistente o médico oncologista Dr.Rafael De Cicco , no Brasil  os médicos tem buscado treinamento e habilitação “ A plataforma robótica oferece visualização tridimensional dos tecidos com alta definição e magnificação, aliada ao controle de três braços robóticos, conectados a instrumentos com articulação que permitem movimentos de amplitude de até 270º, proporcionado precisão e a destreza na execução da técnica .As cirurgias  são transmitidas  ao vivo, podendo o cirurgião  se comunicar com vários cirurgiões ao mesmo tempo no mundo todo. “explica

O médico oncologista Dr.Rafael De Cicco foto Tânia Müller

“É uma técnica  que agrega muito benefício, pois é minimamente invasiva . Na nossa especialidade de cabeça e pescoço, o sistema robótico pode ser utilizado em diversos procedimentos como ressecção de tumores de faringe/laringe, esvaziamentos cervicais, tireoidectomias e ressecções de glândulas salivares e tumores cervicais benignos.  Assim   podemos  evitar cicatrizes cervicais visíveis, E ainda, se o paciente já possui alguma cicatriz de alguma operação anterior, fazer a cirurgia no acesso.   A utilização do robô evita  a diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento , o   desconforto no pós-operatório, pois o  paciente fica  menos tempo no hospital, ainda mais neste época  de pandemia,  podendo  retornar mais rapidamente  às suas atividades diárias..” afirma o cirurgião

Tumor de Warthin benigno