A partir 11 de fevereiro, quinta-feira, o acesso ao novo cartão postal de Guarujá estará aberto à visitação pública. O Mirante das Galhetas, instalado no alto do Morro da Caixa D’Água, dispõe de um piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar. Fica entre as praias Astúrias e Tombo.

Conta com estacionamento para 14 veículos e espaço para a prática de voo livre. Construção do novo equipamento turístico exigiu investimento de quase R$ 2 milhões, resultante de convênio entre a Prefeitura Municipal de Guarujá e o Ministério do Turismo.

Amanhã, dia 10, ocorre a última vistoria técnica do equipamento, sob coordenação da Secretaria de Turismo (Setur). Evento será prestigiado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, e pelo presidente da Embratur, Carlos Alberto Gomes de Brito.

O GCVB – Visite Guarujá estará representado pela presidente da entidade, Laudemir Cardoso Soares de Oliveira, a Lau e pela gerente Sandra Chiamulera. “O novo atrativo vem ao encontro da nossa esperança de superação. Da nossa certeza de que Guarujá sairá fortalecido enquanto destino para o Brasil e para o mundo”, manifesta-se Lau.

Fábio Santos, secretário de Turismo de Guarujá, considera o Mirante das Galhetas muito importante para a recuperação do setor, um dos mais afetados pela pandemia Covid-19. “A quantidade e qualidade dos atrativos turísticos potencializa o fluxo de visitantes, que consomem e impulsionam nossa economia”, salienta

Inicialmente, o acesso será por meio da doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa, e uma equipe de segurança , das 8 às 20 horas, vai i registrar a entrada e saída de visitantes – a pé ou de carro.

Para usufruir do espaço, todos terão de manter distanciamento e fazer uso de máscaras. . A Setur e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) firmaram parceria em prol da campanha ‘Turismo Solidário’. Objetivo: arrecadar alimentos destinados às famílias em situação de vulnerabilidade. Edna Suman, presidente do FSS, pondera que “a união fará a diferença para amenizar o sofrimento dos mais vulneráveis”.

Todos os dias, das 9 às 17 horas, um Posto de Informações Turísticas (PIT) fará o esclarecimento de dúvidas. No pós- pandemia, o Mirante das Galhetas terá programação de atividades culturais, que inclui apresentações musicais.