Produzida e realizada pela Galeria Filmes, a série Retratos Urbanos, idealizada por Pablo de Sousa e dirigida por Bruno Vergueiro, apresenta o cotidiano de trabalhadores que ocupam famosos espaços da cidade como o Masp, o Theatro Municipal de São Paulo, o Cemitério da Consolação, entre outros.

Todas as grandes cidades são movidas pela teia de habitantes que realizam suas funções produtivas cotidianas, garantindo o andamento de seus complexos mecanismos.  Trata-se de uma série de documentários sobre trabalhadores que, por muitas vezes, permanecem ocultos e são responsáveis pela manutenção de verdadeiros cartões postais da cidade.

Nos 13 episódios, com duração de 5 minutos cada, “Retratos Urbanos” traça um perfil dessas pessoas, revelando também curiosidades instigantes sobre os espaços onde trabalham.

Ao longo de 06 semanas de gravação, uma equipe de 30 profissionais dedicou-se ao desafio de registrar essas pessoas. O resultado desses encontros chega ao público no dia 7 de janeiro de 2020, às 22h55 pelo Canal Futura.

“Eu enxergo as cidades como organismos vivos. Nas grandes metrópoles isso fica ainda mais evidente. Muitas vezes, por conta de sua dimensão, pode-se perpetuar uma invisibilidade das pessoas que movem essa engrenagem. A nossa vontade, com a ideia da série, é algo que consideramos extremamente honroso: retratar as histórias de quem constrói, opera e vive essa cidade.” – afirma Pablo de Sousa, que também assina a direção de fotografia da série.

“Um dos nossos desafios era conseguir profundidade em episódios tão curtos. Não queríamos uma abordagem rasa e tínhamos receio de que o curto tempo de cada episódio favorecesse isso. Acho, honestamente, que conseguimos. Os personagens se abriram para as câmeras com histórias emocionantes, engraçadas e inusitadas, tanto sobre suas vidas pessoais quanto aos fatos relacionadas a seus ofícios. Somamos a isso informações pitorescas e às vezes desconhecidas sobre as locações, que são marcos afetivos da cidade. O conteúdo entretém e, ao mesmo tempo, emociona e traz informações relevantes. Um resultado muito gratificante para 5 minutos.”, comemora o diretor Bruno Vergueiro.

A linguagem visual dos retratos realizados ressalta o aspecto sensorial dos trabalhos, com ênfase nos manuseios, nas superfícies e nos elementos gráficos. As linhas das paisagens e seus detalhes estão harmoniosamente enquadrados para o máximo aproveitamento de sua plasticidade cinematográfica. Imagens de arquivos foram utilizadas para estabelecer um elo afetivo com o espectador – como por exemplo, fotos de matérias jornalísticas que comprovam fatos históricos. Foram utilizadas, também, imagens do movimento nos arredores das locações, os seus transeuntes, trânsito e comércio, contextualizando, assim, a malha urbana e seus atores.

“Cada encontro que realizei durante as pesquisas para escrever os roteiros de Retratos Urbanos foi uma experiência única. São milhões de universos que fazem essa cidade ser tão especial e complexa, permeada de encontros e soluções inusitadas.  E o que é ainda mais notável na capital paulista, especificamente, é como a maioria das histórias são genuinamente permeadas de superação pessoal e orgulho de contribuir para a coletividade.” – Comenta a roteirista Rita Piffer

“Exibir a nossa série documental no “Canal Futura” é um privilégio, pois acreditamos muito na curadoria da programação. Fazer parte dessa grade com nosso registro amarra de forma completa o propósito de “Retratos Urbanos” como um produto de entretenimento com cuidado estético e rigor, e mantendo o respeito com os nossos entrevistados e a cidade de São Paulo”. – afirma Vânia Ferreira, produtora executiva da Galeria Filmes.