O estresse e a ansiedade alteram nosso ciclo circadiano devido às alterações no cortisol, o hormônio do estresse que está intimamente ligado a qualidade do Sono, ou seja, a sua qualidade. É por esta razão que, quando estamos estressados, além de sofrermos com reações como tensão muscular e irritabilidade, também temos sono durante o dia e insônia à noite.

Claudia Coral foto Ricardo Lima

Considerado como o terceiro pilar da saúde, o Sono, é consequência da relação entre o aumento de melatonina e diminuição do cortisol, que ocorre naturalmente durante a noite induzindo o relaxamento. Porém o estresse e a ansiedade desequilibram o Cortisol, que passa a estar aumentado durante a noite e diminuído durante o dia, justificando as noites em claro em períodos estressantes. “O stress e ansiedade formam um ciclo vicioso de privação do sono que pode afetar a memória, a atenção, o peso corporal, o sistema imunológico e o humor”, conta Claudia Coral, farmacêutica, especialista em ativos e vice-presidente da Galena.

A dica da farmacêutica é adotar medidas para a Higiene do Sono, como estabelecer uma rotina para a hora de dormir, limitar o uso do celular e televisão antes de se deitar, meditar e, em especial, controlar o estresse. “O equilíbrio dos níveis de cortisol é muito importante para o relaxamento e diminuição da ansiedade e, consequentemente, para a melhora da qualidade do sono”, explica Claudia. Este benefício pode ser obtido com o Serenzo, ativo originado da laranja, rico em um componente chamado D-limomeno, que auxilia na modulação do cortisol e a ter uma noite de sono reparador, pois favorece a diminuição dos sintomas do estresse em até 53%, de acordo com estudos.

Os ativos da Galena podem ser formulados nas principais farmácias de manipulação do País