A PepsiCo Brasil e o braço filantrópico da empresa, a Fundação PepsiCo, anunciaram projeto idealizado em parceria com a Water.org e o Aquafund do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de parceria local com o Banco do Nordeste, para fornecimento de água potável para 52 mil pessoas no Nordeste do país – incluindo Petrolina (PE), onde a PepsiCo possui uma fazenda própria para cultivo de coco verde e também a fábrica de KERO COCO®. O investimento será feito com aporte de U﹩ 600 mil durante os próximos três anos, que deverão ser alocados em iniciativas como apoio às concessionárias de água para ampliação e melhoria de seus serviços, e viabilização de linhas de crédito para projetos que busquem encontrar soluções para os problemas de abastecimento e saneamento básico nacional.

As linhas de financiamento deverão ser orquestradas por meio de uma plataforma de Blockchain, sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet para viabilizar o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas, e que deve ser implementada por instituições financeiras levando, assim, a melhores decisões de empréstimo e menos inadimplência, reduzindo custos operacionais. A parceria com a Water.org, por exemplo, será operacionalizada pelo Banco do Nordeste. No Nordeste do Brasil, cerca de 80% das pessoas não têm acesso a esgotamento sanitário e 40% não possuem rede de água em suas residências.

A situação sanitária no Brasil preocupa já há algumas décadas; embora concentre 12% de todos os recursos hídricos superficiais disponíveis em todo o planeta, o país ficou em 87º lugar no Índice de Desenvolvimento de Saneamento em 2019. Atualmente, ainda há cinco milhões de brasileiros sem acesso à água potável e 28,6 milhões não possuem saneamento básico em suas residências. A situação global é igualmente alarmante: uma em cada nove pessoas não têm acesso a água potável e até 700 milhões deverão ser deslocadas devido à intensa falta de água já em 2030. A necessidade de intervenção rápida nesta crise tornou-se mais evidente durante a pandemia da Covid-19: atualmente, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estão sob risco elevado desta doença e de outras pois usam ou trabalham em instalações de saúde sem serviços básicos de água.

“Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, temos o compromisso em promover a segurança hídrica e impactar positivamente as comunidades em que estamos inseridos. Neste sentido, estamos muito orgulhosos em anunciar a parceria com a Water.Org e o Aquafund do BID, pois além de ampliarmos o acesso de milhares de brasileiros à este que é um dos recursos naturais mais importantes para vida humana, o projeto vai viabilizar cerca de 15 mil empréstimos além de mobilizar U﹩ 14 milhões em capital, ajudando a movimentar a economia nacional em um cenário de crise”, afirma Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.