O convênio firmado entre a Cemig Sim e a Mori Energia, em parceria com a FIEMG,para proporcionar energia limpa, renovável e com menor custo. que irá oferecer melhores condições e competitividade aos consumidores industriais , e contribuindo para a renovação não só da moda, mas para diversos setores,  foi  assinado no Salão de Negócios, ontem dia 23, no Minas Trend  Inverno 2020, por Flávio Roscoe,  presidente do Sistema  FIEMG, Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM e Ivo O. Pitanguy, diretor de Novos Negócios da Mori Energia.  

foto Tania Muller

 Assim até o final deste ano de 2019  serão implantadas, em Minas Gerais, 09 usinas solares fotovoltaicas, e até 2020, serão 32 usinas em 17 cidades do estado totalizando, um investimento de R$650 milhões.

foto Tania Muller

 O acordo possibilita aos associados da FIEMG  aderirem ao  modelo de geração distribuída, reduzindo seus custos com energia, tornando-se mais competitivos e eficientes. Assim o Minas Trend inaugura um novo templo para indústria mineira, transformando o evento numa plataforma de lançamentos . Essa energia pode representar para as indústrias associadas uma economia de até 15% nas contas de energia, além delas receberam o Selo Verde de utilização e produção energética renovável. Dos 5MW gerados pela Usina de Janaúba, 4MW serão utilizados pelo consórcio da FIEMG e 1MW pelo Mercado Central de Belo Horizonte.

Outra vantagem é que, os sindicatos, que terão o papel de gestores do consórcio, receberão 1,5% da receita líquida da arrecadação feita pela Cemig. Desta maneira, eles terão uma receita fixa e contínua durante um longo prazo, pois os contratos são de até 25 anos.