Ubiracy Fonseca
 
O
Natal, segunda data mais importante de vendas para o setor de chocolate no
Brasil, movimenta a produção do setor e espera um crescimento de até 22% nas vendas.
Segundo a ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau,
Amendoim, Balas e Derivados -, de outubro a dezembro de 2013, período que
engloba a produção para a data, as empresas produziram aproximadamente 128 mil
toneladas de chocolate, quantidade estável em relação a 2012. Para
atender a demanda, empresas do setor produziram presentes exclusivos para a
data com inovações em sabor e embalagens.

 

Com
uma expectativa de aumento na ordem de 22% em suas
vendas e um giro de R$ 600 milhões entre os meses de novembro e dezembro, a Cacau Show lançará, além de panettones
especiais, dois presentes de chocolate para o Natal: o Cacau
de Corte,
um produto feito com chocolate ao leite em formato de cacau, com
recheio no sabor brownie e pedaços de nozes e ainda, a Lata Nuts Drageados,
nos sabores uva-passa, amêndoa com chocolate ao leite, coco com chocolate
branco e avelã com chocolate meio-amargo.

A
CRM, grupo que engloba a Kopenhagen e a
Chocolates Brasil Cacau, destaca que o Natal representa a união familiar
há mais de 1.600 anos. E para comemorar essa festa mágica e alegre a empresa
criou 43 produtos e a
expectativa de vendas para as duas marcas é de cerca de R$124 milhões em
chocolates e panettones.

 

Entre
os chocolates destaque para a Árvore Nhá Benta, uma caixa em formato de
árvore de Natal com sete Nhá Bentas no sabor tradicional e a Guirlanda Nuts,
com o clássico chocolate ao leite e recheada com amêndoas, avelãs, pistaches,
macadâmias e castanhas-de-caju. A marca traz ainda as Berries Drageadas,
200 gramas de mix de berries acomodadas em uma latinha e as Trufas Natalinas
e de Champagne, caixas exclusivas com trufas boleadas à mão. Para os
pequenos, o Kit Mickey Vintage traz tabletes de chocolate ao leite e de
chocolate branco com balas de goma ácidas confeitadas, um pacote de Chumbinho
de 80 gramas e uma almofada exclusiva com o formato do rosto do personagem.

 


a Munik pretende adoçar o Natal
dos consumidores e oferecerá produtos como a Botinha Crocante, elaborada com chocolate ao leite e
flocos crocantes ; Botinha Mousse, recheada com mousse de chocolate; Papai
Noel Grande e Mini
, de chocolate ao leite; Papai Noel sem Lactose e
Papai Noel Mini Diet
; Caixa Pão de Mel e a caixa especial para a
data de Bombons Sortidos. A empresa espera ter um aumento de 5% nas
vendas em relação ao ano passado.

 

A Nugali Chocolates investiu em
presentes elegantes e gostosos, levando às prateleiras bombons especiais, o ballotim
de Natal,
com ingredientes naturais e frutas de verdade em seus recheios.
Decorados artesanalmente disponibilizará os sabores creme de pistache, ganache
de café, cranberry, tartette de avelã, terrine de nozes e caramelo. Os produtos
serão inteiramente livres de glúten. A empresa espera vender 15% a mais que
2013.

“A
diversidade de lançamentos especiais preparados pelas empresas de chocolate
estimula o consumidor a presentear uma pessoa querida nessa data tão especial e
a segunda mais importante para o setor, excluindo a Páscoa. As vendas nessa
temporada correspondem à 24% do total produzido no ano”, afirma Ubiracy
Fonseca, vice-presidente de Chocolates da ABICAB.