No dia 22 de setembro tem  início oficialmente  a primavera no hemisfério sul,  e isto será  motivo de brinde em muitos restaurantes, pizzarias e bares paulistanos. .Em uma ação local da Rete Gastronomica, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam), acontece o  Aperitivo Italiano, evento que espalhará por São Paulo o modo genuíno de descontração da Itália ao final do dia.


 Aperol Spritz foto divulgação

Para um autêntico aperitivo all’italiana, os estabelecimentos participantes devem oferecer o cardápio do evento a partir das 18 horas, com bebidas e petiscos originários do Belpaese. Cocktails como Americano, Bellini, Milano-Torino, Negroni, Rossini e Spritz, ou vinhos em taça acompanhados de porções de Arancini, Crostini al formaggio, Fritto Misto, Olive Ascolane, Pinsa Romana ou Prosciutto e Mozzarella são ótimas pedidas para iniciar a noite e se sentir como se estivesse na cosmopolita Milão, onde o Aperitivo ou Apericena é oferecido todos os dias em vários estabelecimentos, principalmente naqueles com mesas na parte externa.

Pinsa Romana con pomodorini, bufala e Prosciutto di Parma DOP_Bruno Lemos_Basilicata

Participam do Aperitivo Italiano, Attimo, Basilicata Trattoria, Circolo Cucina, La Piadina, Lassù, Leggera (Jardins), Luce Oscar Freire, Maremonti (Vila Olímpia e Campo Belo), Ombra, QT Pizza Bar, Ristorantino, Sabella Antica Rosticeria, Santo Colomba, Sensi Gastronomia, Supra, Tre Bicchieri, Vinarium e Zena, com o apoio de importadores e distribuidores de produtos italianos.

Todos os participantes seguem as regras de proteção contra a disseminação da covid-19.