Como parte do seu apoio contínuo às artes e à cultura em todo o mundo, a  grife de luxo Montblanc tem reconhecido as contribuições excepcionais dos patronos das artes atuais desde 1992, com o Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage. Todos os anos, para coincidir com o Prêmio, é lançado um instrumento de escrita exclusivo de Edição Limitada, inspirado em um patrono das artes histórico, para homenagear os mecenas contemporâneos.  A mais recente edição da Montblanc Patrono das Artes celebra a vida extraordinária e o legado cultural de Ludwig II da Baviera (25/08/1845 – 13/06/1886), conhecido como o “Rei Cisne” ou o “Rei dos Contos de Fadas”. Como patrono de Richard Wagner, ele apoiou a criação das maiores obras do compositor, incluindo Tristão e Isolda, Die Meistersinger e Parsifal. Além de seu apoio à música e ao teatro, o rei Ludwig II dedicou-se à construção de palácios extraordinários e fantasiosos, como o Schloss Neuschwanstein, uma dramática fortaleza romântica decorada com cenas de obras-primas operísticas de Wagner.

 

Edição limitada 4810

 O cisne, motivo recorrente durante toda a vida do rei, é o tema central do design da Patrono das Artes  Homage a Ludwig II Limited Edition 4810.   O instrumento de escrita tem tampa feita de verniz translúcido com um guilhoché especial embaixo que emula as penas brancas e clipe revestido de ouro champanhe em forma do pescoço longo e curvado do cisne, com a cabeça do gracioso pássaro aquático. Contrastando com a tampa, o corpo de laca na cor azul translúcido espelha a cor do retrato oficial do Rei Ludwig, bem como o azul dos pilares dentro da sala onde ficava seu trono, em Neuschwanstein. A coroa real no topo da tampa e as letras gravadas no cone de ouro inspiram-se no selo real do monarca da Baviera. Em homenagem à ópera que colocou o jovem Ludwig em sua jornada de mecenato, o anel revestido de ouro champanhe está gravado com “WWV 75” – o código de Wagner para Lohengrin, o Cavaleiro enviado em um barco puxado por cisnes para resgatar uma donzela – incrustado com uma gema vermelha sintética de corte redondo. A pena de ouro maciço Au750 da caneta-tinteiro é decorada com uma gravura do castelo de conto de fadas, em Neuschweinstein.

 

Edição limitada 888

A paixão de Ludwig pela criação de paraísos e refúgios poéticos onde ele poderia escapar do mundo real lhe valeu o apelido de “Rei dos Contos de Fadas”. Com seus pássaros e motivos florais, o design da Patrono das Artes Homage a Ludwig II Limited Edition 888 é inspirado nas pinturas murais da luxuosa sala do trono de Neuschwanstein. A intrincada sobreposição de ouro maciço Au750 apresenta um design recortado que permite que a laca branca translúcida seja mostrada por baixo, finamente combinada com um clipe em forma de cisne, revestido de platina, e acessórios decorados com gravuras. Evocando o ambiente de sonhos que o rei criou em cada um de seus palácios, o anel da tampa é decorado com um rubi de corte redondo e o emblema da Montblanc, no topo da tampa, é feito de madrepérola.

 

Edição limitada 40

Extravagante e elaborado como os espetaculares castelos de contos de fada do Rei Ludwig, a Patrono das Artes Homage a Ludwig II Linited Edition 40 combina o virtuosismo técnico dos mestres artesãos com alguns dos materiais mais preciosos. Limitada a apenas 40 peças em referência à idade em que Ludwig morreu em 1886, a caneta-tinteiro é feita de ouro Au750 de cor champanhe. A tampa do instrumento de escrita apresenta um guilloché sob uma superfície de laca branca magistralmente decorada com a aplicação à mão de um leão em ouro, símbolo da Baviera. O corpo apresenta uma incrustação de penas em miniatura sob um vidro de safira, criado por um habilidoso artesão, apoiado na quase esquecida arte da plumasserie, ou a arte de preparar e aplicar penas à mão. A arte da pena é cercada por um padrão guilloché no corpo de ouro maciço,  inspirado na grandiosa arquitetura de Neuschwanstein. Para aumentar a preciosa qualidade da obra-prima da escrita, o topo da tampa apresenta um diamante Montblanc e um rubi na lapidação baguete. O cone é embelezado com uma linha de rubis acima da gravação das iniciais do rei e dois rubis brilham como os olhos do cisne no clipe do instrumento de escrita. O intrincado desenho gravado na pena de ouro da caneta-tinteiro lembra as máquinas voadoras que Ludwig II sonhava em percorrer até seu castelo.

 

Edição limitada 5

Com uma limitação de apenas cinco peças,  para comemorar a data de 5 de setembro de 1869, quando começou a construção do Castelo de Neuschwanstein,  a Patrono das Artes Homage a Ludwig II Limited Edition 5 é uma elaborada homenagem ao mundo pródigo do rei. O ouro maciço 750 de cor champanhe da caneta-tinteiro é emparelhado com um pavê completo de diamantes. O corpo é embelezado com um motivo românico que lembra os interiores luxuosos do castelo e adornado com uma incrustação de plumasserie em miniatura rodeada por um padrão guilloche. O rubi baguete no anel de tampa é inspirado na faixa vermelha usada por Ludwig II em seu retrato real. A gravura no cone, em forma de torre do castelo, é tirada do selo do monarca, enquanto a coroa real de ouro no topo da tampa é definida com um diamante Montblanc, adequado para um rei.

 

Um caderno com penas de cisne texturizadas, inspiradas na rara técnica de plumasserie, complementa a experiência de escrita Patrono das Artes Homage a Ludwig II. Uma técnica de impressão trompe l’oeil dá às penas uma aparência realística tridimensional nas páginas revestidas de ouro com bordas prateadas. Uma tinta especial foi criada para acompanhar os instrumentos de escrita, em tom cinza inspirada nas penas do cisne.