Conheça Cuba, a bordo de um luxuoso iate da companhia Ponant  com capacidade para apenas 64 passageiros. Esta é a proposta da Qualitours , representante da empresa de navegação, que oferecerá, em 2018, duas saídas (3 de março e 1º de abril) para um cruzeiro pela maior ilha do Caribe.

De acordo com o diretor-executivo da Ponant para as Américas, Navin Sawhney, este roteiro tem características únicas. “Concebemos um itinerário projetado para apresentar Cuba em todos os seus aspectos, como a sua complexa história, a cultura vibrante e seus muitos encantos naturais. Nossa intenção é oferecer aos passageiros a oportunidade de encontrar e trocar ideias com pessoas de todos os cantos da ilha, conhecendo, realmente, como vivem e trabalham”, explica. “Em Trinidad, por exemplo , que é uma das joias das cidades coloniais cubanas e Patrimônio Mundial, visitaremos sua famosa arquitetura ao lado de um historiador local”, afirma, complementando que também ocorrem encontros com seguidores de “santeria”,  a versão cubana do candomblé.

 

Em relação ao cruzeiro, tem embarque em Miami em voo charter para Santiago de Cuba, onde Ponant estará atracado. No dia seguinte, tour guiado por esta que é uma das mais antigas cidades da ilha (fundada em 1515), cuja arquitetura – do colonial ao art nouveau – reflete seu rico passado. Também estão programadas visitas ao Parque Cespedes (onde o líder da revolução, Fidel Castro, fez um histórico discurso em 1959) e a outros locais que exemplificam a cena artística contemporânea de Santiago.

 

Na sequência, o Le Ponant zarpa para navegação rumo a Casilda e Trinidad. Esta última, considerada a coroa mais rica entre todas as cidades coloniais. Fundada em 1514, integra a lista de Patrimônios da Unesco e suas ruas de paralelepípedos entre casas barrocas e neoclássicas  são um irrestível convite a percorrê-la na companhia de historiadores locais. No percurso, Plaza Mayor, Convento de São Francisco, Museu Romantico (com grande acerco de antiguidades) e Plaza Santa Ana.

 

De volta ao mar, navegação em direção a Cienfuegos, Bahia de Cochinos (Baía dos Porcos) e Playa Giron. Baía dos Porcos é um dos cenários mais marcantes da Revolução. Em 1961, 1.300 homens exilados tentaram, inutilmente, derrubar o governo comunista de Fidel. O roteiro também inclui refeições em um autêntico “paladar”, casas particulares que servem refeições aos turistas, e ida ao Gran Parque Natural Montemar, reconhecido internacionalmente como Reserva da Biosfera.

 

As praias de areia branca de Cayo Largo, que acolhem inúmeros recifes de coral e imensa profusão de tartarugas, iguanas e flamingos, prometem encantar os passageiros. Nos dias seguintes, Punta Frances e Ilha da Juventude, localizadas em um parque nacional, supreendem pelas facilidades que oferecem para nadar e mergulhar. O cruzeiro se encerra em Havana, com um pequeno roteiro de visitas a algumas de suas principais atrações.

 

Tarifas individuais (sem parte aérea) para este cruzeiro a partir de US$ 8.190 em acomodação dupla. O valor inclui voo charter para Cuba a partir de Miami, coquetel de boas-vindas a bordo, todas as refeições a bordo (incluindo chá da tarde), open bar, palestras dirigidas pelo especialista em Cuba Franklin Knight, transfers e gorjetas.