A organização do ‘A World for Travel’ acaba de anunciar novas datas para a sua realização, acontece entre os dias 16 e 17 de setembro de 2021, na Universidade de Évora, edifício histórico da principal cidade da região do Alentejo, em Portugal. Esta é a primeira edição do fórum internacional e irá debater a recuperação e o desenvolvimento das atividades do setor de turismo e viagens.

O fórum foi desenvolvido com o propósito de transformar o trade, reunindo os stakeholders dos setores públicos e privados em torno de um compromisso para um turismo sustentável, através da criação de uma plataforma comum visando contribuir para a transformação do turismo em uma atividade mais sustentável e responsável.

O foco do ‘A World for a Travel’ é trazer os elementos-chave do setor, identificando as etapas que permitirão consolidar essas soluções a serem implementadas e abordando temas intrínsecos ao tema sustentabilidade, tais como as variações do modelo econômico, o impacto climático, o impacto ambiental do turismo, mudanças costeiras e marítimas, além das políticas agrícolas e da neutralidade do carbono.  

Além disso, o evento irá reunir especialistas de diferentes temas, como economia turística, meio-ambiente, urbanismo, cultura e patrimônio, assim como climatologistas e especialistas no desenvolvimento aeronáutico e de cruzeiros para co-criarem novas formas de agir e estabelecer compromissos para a indústria do turismo. São mais de 140 oradores internacionais, incluindo a presença do explorador profissional Mike Horn, aventureiro e especialista em sobrevivência, reconhecido como um dos maiores exploradores da atualidade.

Outras participações de destaque do evento são Jean-Baptiste Lemoyne (Secretário de Estado do Turismo em França), Zurab Pololikashvili (Secretário Geral da OMT – Organização Mundial do Turismo) e Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo em Portugal).

Rita Marques, secretária de estado do turismo em Portugal, destacou a importância do evento. “O fato deste fórum conseguir juntar mais de 140 oradores reconhecidos mundialmente mostra não só a resiliência do nosso setor, mas também o compromisso e a dedicação dos seus líderes em resolver com urgência os problemas que enfrentamos. Esperamos com entusiasmo a presença de toda a indústria em Évora, neste que acreditamos que será um evento marcante.”

Para Taleb Rifai, co-chair do Global Travel and Tourism Resilience Council, “a sustentabilidade não é, nem mais, nem menos, do que assegurar a vida no planeta para as gerações futuras. Lutamos para preservar o meio ambiente para que as gerações futuras possam viver com uma boa qualidade de vida. É a razão pela qual temos de lidar também com a sustentabilidade social, econômica e política. Esses modelos contam tanto quanto as políticas ambientais para sustentar uma qualidade de vida universal. A dificuldade reside na inovação e na gestão, ambos essenciais para seguir em frente, progredir seguindo um objetivo e crescer de forma verdadeiramente sustentável.”

“O setor das viagens nunca teve de lidar com tanta pressão, quer seja em relação ao meio ambiente, ao clima, à tecnologia, à responsabilidade social, à segurança e aos riscos sanitários, tudo de forma simultânea. Este evento vai abrir o caminho a uma transformação inevitável do setor para o bem da humanidade”, comentou Christian Delom, Secretário Geral da ‘A World for Travel’.

Organizado pelo Eventiz Media Group, o maior grupo de mídia francês do setor, em parceria com o Global Travel & Tourism Resilience Council e com o apoio do Turismo de Portugal, da OMT (Organização Mundial do Turismo) e da World Travel and Tourism Organisation (WTTC), o evento será transmitido online, gratuitamente, mas também terá a participação presencial limitada a 350 pessoas, com uma parte significativa da receita das inscrições sendo revertida para diversas organizações na área da sustentabilidade. As inscrições já estão abertas no site https://www.aworldfortravel.org/registration. Já o programa completo pode ser consultado na página  www.aworldfortravel.org