Com seus 140 anos recém-celebrados,  a Cia. Hering,  reporta ao mercado o resultado do 4T20, com um crescimento de 230,6% no e-commerce (em relação ao 4T19), representando 14,3% das vendas no mercado interno. O resultado consolida a tendência verificada nos trimestres anteriores, dentro da jornada de digitalização de ponta a ponta. O modelo omni se fortalece, com a expansão da rede de lojas físicas registrando 130 inaugurações no ano – 29 no último trimestre – sendo 5 megalojas. As vendas digitais tiveram 91% de crescimento de fluxo na plataforma e 61% de novos clientes no site.

Resultados advindos da contínua estratégia de expandir os pontos de contato com o cliente e fortalecer ainda mais a relação com as marcas, com o consumidor no centro da operação, facilitando sua jornada de compra com conveniência e alto nível de serviço. As lojas físicas tiveram melhora em seus indicadores operacionais apesar do cenário de restrições de funcionamento de lojas devido ao covid, com aumento de 12% no ticket médio e crescimento de 5,1p.p. na taxa de conversão, dentro da ressignificação de seu papel como espaço de vitrine, coleta de produtos e centro de distribuição. As megalojas, uma nova proposta que amplia a experiência de compra, trouxeram crescimento de receita de 85% e ticket médio maior em 22%. Neste movimento, 100% das lojas foram habilitadas para Pick-up e ship-from-store.

A empresa, que já tem sua alta capilaridade como diferencial, reforçou isso com forte incremento em tecnologia e nos canais digitais, que resultou em 38 mil downloads nos primeiros 30 dias após o lançamento do APP, e a ferramenta Whatsapp Smart Sales, disponível em 518 lojas, apresentando 6.000 atendimentos no período. Neste cenário, 11% das vendas foram geradas a partir da plataforma de CRM, e 12% das vendas através de modalidades Omnichannel. Sete HUBs avançados de distribuição foram implantados, e houve uma redução de 2,4 dias no prazo de entrega. A frequência do cliente Omni foi 2,4 maior e o gasto médio, 2,6 maior, respectivamente, que o do cliente monocanal, mostrando que o foco no futuro traz resultados para o presente. No período, a Cia. Hering atingiu uma base de 10,2 milhões de clientes cadastrados. E uma conquista expressiva foi a redução do tempo médio de atendimento no SAC de 40 minutos para 23 segundos

Evoluindo também a experiência com as marcas, reporta um crescimento de vendas expressivo para a Dzarm no último trimestre de 2020: 11,5%. A loja inaugurada no terceiro trimestre do ano passado no Shopping Center Norte, com projeto tecnológico, colaborou para este número, com funções que permitem a compra e o recebimento do produto em casa, além de oferecer uma curadoria que permite experimentar as peças sem sair de casa. A linha Hering Intimates cresceu 4 vezes no canal online. Entre as novidades de produtos, foram lançadas 20 coleções-cápsula com time-to-market de até 3 semanas e sell-trough médio de 75%. As collabs com Smiley e Cartel 011 um novo público, ampliando a visibilidade no mercado, junto com a campanha de comunicação da marca Hering resgatando o foco no DNA de Básico do Brasil.

Dentro do cenário de recuperação do varejo, encerrou o último trimestre de 2020 com 778 lojas, das quais 758 no Brasil e 20 no mercado internacional. A receita bruta do 4T20 foi de R$ 503,4 milhões, com crescimento de 0,1% diante do 4T19. A margem bruta foi de 43,6% neste período, expansão de 0,2 p.p versus T42019. A EBITDA corrente foi de R$ 74,7 milhões, margem de 17,6% e geração caixa livre de R$ 45,8 milhões. Posição total de caixa de R$ 473,0 milhões, com caixa líquido de R$ 265,1 milhões.


A Cia. Hering continua pautada pelo foco na gestão de indicadores ESG, reforçando o planejamento de sustentabilidade, integrado à estratégia do negócio. A atuação da empresa fica estruturada em cinco grandes frentes: Cadeia de Valor, Meio Ambiente, Diversidade, Marcas e Governança. No 4T20 a Cia. Hering concluiu a implementação do Comitê de Sustentabilidade, com a finalização do inventário de emissões – que baliza a construção do plano de reduções e neutralização de gases de efeito estufa. Para buscar alternativas mais sustentáveis em seus processos, a Cia. começa a adotar a técnica de análise de ciclo de vida de produto.



Os resultados atingidos pela Cia conjugam a evolução de uma atuação baseada em marcas, canais, clientes, e nos critérios ESG. Visando o fortalecimento de uma plataforma digital, integrada e ágil, em 2021, a Cia. terá seu maior investimento da história, totalizando R$ 131 milhões em Capex. Estes recursos serão direcionados para nossos programas de tecnologia focados na reestruturação da arquitetura de sistemas e dados, desenvolvimento de infraestrutura, plataformas digitais e estratégia de inovação, modernização do parque industrial e logístico, além de melhorarias na experiência de loja.