Com o objetivo de criar o maior e mais representativo grupo enogastronômico de São Paulo, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo anuncia o projeto Rete Gastronômica, que faz parte das comemorações que antecedem os 120 anos da ITALCAM (fundada em março de 1902).

Graziano Messana, presidente da ITALC

Para apoiar restaurantes, que têm sofrido seguidos baques com a pandemia de covid-19, e promover o relacionamento entre empresas e instituições que representam a gastronomia italiana no Brasil, está cadastrando, de forma totalmente gratuita e sem obrigatoriedade de vínculo associativo com a instituição, estabelecimentos de todos os portes para a formação de uma rede exclusiva do setor em São Paulo. 

O projeto permitirá fortalecer a conexão entre seus membros, da pequena trattoria ao grande importador, para garantir maior interação e ampliar as possibilidades de negócio.

 Para Graziano Messana, presidente da ITALCAM, .“Sendo a pioneira dentre as Câmaras de Comércio Italianas no Brasil e uma das mais importantes instituições representativas do setor a nível mundial, não podemos ficar de braços cruzados em um momento tão delicado para a economia, principalmente no diz respeito ao setor de enogastronomia italianos. Como é evidente o interesse do consumidor brasileiro pela cozinha italiana, a Rete Gastronômica vem também para contribuir na ampliação e expansão deste setor, ao atender demandas e preencher lacunas. Temos todos os meios para esse alcance”, explica

No calendário 2021/2022 estão previstos eventos de repercussão internacional (integrados ao The Extraordinary Italian Taste) e ações dedicadas exclusivamente ao mercado brasileiro. A partir do mês de maio, terá início uma intensa programação, com o lançamento da Serata Tema, um jantar especial que será realizado em São Paulo simultaneamente em diversos restaurantes (que irão aderir ao projeto).

As comemorações da Giornata della Pizza (julho) e da Giornata della Pasta (outubro) reunirão o maior número de estabelecimentos e contarão com o apoio de fornecedores de produtos italianos. Além disso, uma série de aulas e webinars, com especialistas em alimentos e bebidas, serão abertos para profissionais do setor, estudantes de gastronomia ou para orientação do consumidor comum.

Durante o ano, com novas regras, será reativada a terceira edição do Ospitalità Italiana, selo que identifica restaurantes e trattorie, desta vez, incluindo as sorveterias de gelati feitos com receita, ingredientes e maquinários italianos.

Todas as ações previstas têm colaboração com representantes públicos ou privados da Itália, como o Ministério dos Negócios Exteriores e Cooperação, Assocamerestero e Accademia Italiana della Cucina.