A pandemia causou instabilidade em diversos setores da economia, porém para algumas áreas do mercado foi registrada uma movimentação positiva. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) em parceria com a Konduto, empresa que atua com sistemas contra fraudes no universo digital, a busca no setor de bebidas cresceu quase 80%, ocasionando um aumento de 40% nas vendas online.

O Café Santa Monica, empresa brasileira pioneira na cultura cafeeira gourmet, é um reflexo deste cenário ao registrar um crescimento de 300% no faturamento de seu e-commerce, que, atualmente, representa 4% do faturamento total da companhia.

Segundo Marcelo Moscofian, CEO do Café Santa Monica, com tanta coisa acontecendo durante a quarentena o comportamento do consumidor mudou e criou-se um hábito de valorizar as experiências em torno do simples cafezinho que se toma em casa, seja pela escolha do grão ou pó, ou o método de extração.

Monica , Artur e Marcelo Moscofian foto Tânia Müller

“Acreditamos que se gerou entre os consumidores muita curiosidade de saber qual a diferença entre os cafés, métodos e formas de preparo e, por isso, as vendas dispararam no nosso e-commerce. Para além disso, marketplaces parceiros, como Amazon.com, também começaram a comprar 8x mais a fim de atender a demanda do público”, explica o empresário.

Marcelo aproveita para acrescentar que a empresa tem planos ainda mais ambiciosos em relação ao aumento de suas vendas. “Esse crescimento nos deixou animados e comprova a força que a Santa Monica tem em um segmento tão competitivo. Nosso objetivo para 2021 é que o e-commerce represente 20% do faturamento total”, revela.

Para que isso aconteça, a marca vem investindo na contratação de especialistas, integração e automatização dos processos e está trabalhando para otimizar sua logística afim de que ela seja eficiente em todos os estados, atendendo, inclusive, em D+1 (de um dia para o outro) em São Paulo e, em breve, com entregas podendo ser feitas até no mesmo dia da compra.

Desde o lançamento do site, em 2012, a empresa vem reformulando esse importante canal de vendas para se adequar e conquistar ainda mais espaço no mercado. Nos últimos dois anos, foi realizado o investimento de R﹩110 mil para o aperfeiçoamento do canal, focando na elaboração de um novo site e programa visual. “Desde que entramos no universo das vendas online, percebemos como a marca e a procura pelos produtos cresceram, e nossa ideia é aperfeiçoar cada vez mais esse ponto de contato com nosso consumidor mostrando o potencial e diferencial da Santa Monica”, finaliza o empresário.