A psoríase é uma doença crônica de pele que consiste em lesões avermelhadas e descamativas que causam coceira, queimação e desidratação na pele. Ela pode surgir em várias partes do corpo, e os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. A doença atinge cerca de 5 milhões de brasileiros, de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Já a fibromialgia é uma síndrome sem causa definida, que provoca dor difusa no corpo e pode vir acompanhada de fadiga crônica, acometendo cerca de 3% dos brasileiros, de acordo com a SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia). E como os famosos são “gente como a gente”, é natural que sejam atingidos por tais condições. Estrelas como Kim Kardashian, Cara Delevigne e Lady Gaga, entre outras, admitem abertamente sofrer destas situações crônicas de saúde, que devem sempre ser tratadas e controladas de forma consciente.

“É possível conviver com problemas crônicos de saúde de forma a controlá-los da melhor forma, por meio da adoção de soluções cientificamente comprovadas, como medicamentos, e também com mudanças no estilo de vida, para melhor, é claro”, afirma a Dra. Maria Inês, consultora científica da Biobalance  “A psoríase, apesar de não ter uma causa definida, está relacionada com uma possível disfunção no sistema imunológico, que faz com que as células de defesa do organismo ataquem as células da pele. Além de ter componente genético, as crises também podem ser desencadeadas por fatores externos como frio e estresse. Cremes  calmantes sem corticoides, como EctoPURE, são excelentes adjuvantes para manter os sintomas da psoríase sob controle,” comenta a Dra. Maria Inês.

Já a fibromialgia é uma síndrome sem causa definida, que envolve o sistema nervoso central, responsável por interpretar estímulos que seriam normais para outras pessoas, como os dolorosos. Além da dor difusa, ela geralmente vem acompanhada pela insônia e síndrome da fadiga crônica. Estudo piloto relata a melhora nos sintomas com o suplemento d-ribose.

Confira os famosos que enfrentam estas doenças:

Psoriase 

Kim Kardashian – A socialite convive com a psoríase desde 2010 e já falou sobre a doença no programa de televisão Keeping Up With the Kardashians.

Cameron Diaz – A atriz de Hollywood, com 45 anos, teve sérios problemas de acne e, logo depois, passou a enfrentar a psoríase.

Britney Spears – Não se sabe ao certo quando a cantora norte-americana começou a desenvolver a doença. Britney mostra que se sente desconfortável ao utilizar certas vestimentas, já que, às vezes, as feridas ficam à mostra, e são captadas pelos fotógrafos.

Cara Delevigne – Conhecida por seus papéis em filmes e seu desempenho nas passarelas, a jovem atriz e modelo britânica também sofre com a psoríase e diz que desenvolveu a síndrome devido ao estresse causado pela profissão.

Cyndi Lauper – Famosa cantora norte-americana da década de 80, com hits como “Girls Just Wanna Have Fun” e “True Colors”, Cyndi Lauper chegou a ter uma grave crise de descamação e inflamação na pele.

LeAnn Rimes – A cantora country norte-americana luta contra a psoríase há 25 anos e já teve 80% de seu corpo tomado pela doença.

 

 Fibromialgia
Lady Gaga – A cantora norte-americana chegou a cancelar um show no último festival de música Rock n’ Rio por conta de uma crise.

Dani Valente – A atriz brasileira, radicada nos Estados Unidos, veio a público este ano em seu Instagram e desabafou sobre a doença.

Quando famosos que enfrentam doenças crônicas falam abertamente sobre as mesmas, eles ajudam a conscientizar o público quanto às mesmas e a diminuir o preconceito.