O Governo de Anguilla confirmou hoje uma infecção de COVID-19 ativa sem ligações diretas com uma transmissão importada. Dois indivíduos adicionais tiveram resultado positivo e estão todos isolados.

foto divulgação

O Ministério da Saúde e a Autoridade Sanitária iniciaram um rastreamento agressivo para identificar todos os indivíduos que podem ter entrado em contato próximo com essas três pessoas. Os assim identificados serão colocados em quarentena e testados. Até 20 de abril, Anguilla teve 30 casos confirmados de COVID-19, com um caso importado ativo na ilha.

À luz deste desenvolvimento, a partir de hoje, todas as pessoas em Anguilla, exceto aquelas que prestam serviços essenciais, serão obrigadas a permanecer em casa. Além disso, todos os locais de trabalho não essenciais serão fechados e todas as reuniões públicas são proibidas.

Os restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação são restritos apenas a serviços de retirada. Todas as medidas de distanciamento social serão observadas, incluindo limites de capacidade e uso de máscara, quando apropriado. Todos os portos de entrada serão fechados à entrada de passageiros, embora aqueles que pretendam deixar Anguilla tenham permissão para fazê-lo.

No anúncio de hoje, o Presidente do Conselho de Turismo de Anguilla, Kenroy Herbert, afirmou: “Anguilla continua a ser um destino seguro, levamos todos os incidentes muito a sério e nossa resposta rápida e protocolos reforçam o quão comprometidos somos sobre a segurança de nossos visitantes e moradores”.

A imunização da população permanece primordial e as pessoas são encorajadas a continuar a visitar os locais de vacinação para receber a vacina. Até o momento, 6.998 pessoas se inscreveram para a vacina e, dessas, 6.115 pessoas receberam sua primeira dose e 783 pessoas receberam sua segunda dose, representando aproximadamente 50% da população adulta da ilha. O Governo de Anguilla está comprometido com a transparência na atualização de seus cidadãos e da comunidade do turismo sobre a situação da pandemia na ilha.