O mercado de beleza continua em total ascensão, pois muitas novidades chegam a cada ano. É de conhecimento de todos os empresários do setor que, o Brasil é um grande player no consumo de produtos capilares, já que nossa população é diversa, miscigenada e preocupada com a aparência de seus cabelos. Aqui, homens e mulheres, apesar do estilo de vida tradicional, buscam nos salões de beleza acesso a novos cortes de cabelos e a penteados, sempre com a intenção de ficaram mais bonitos e de acordo com o momento de vida de cada um. Além de buscar atender as demandas dos clientes brasileiros, existe no nosso mercado um outro problema, em que todos os métodos ou técnicas foram copiados e adaptados para o nosso mercado, faltando até então, um método genuinamente brasileiro, que pudesse traduzir e expressar toda a cultura de beleza do Brasil, que é muito diferente de outros países.

A farmacêutica Daniele Bornea e a visagista Andrea Romano, lançam o livro Criando Efeito. A ideia principal do conteúdo é direcionada para capacitar os profissionais do setor, de forma prática e fácil, a construir e propor novas imagens, com mais autonomia e consciência da sua criação e intenção, além de ser um guia básico para todas as mulheres e homens de todas as idades. O livro transita por temas que vão do Diagrama BR, a tradução dos adjetivos em efeitos para todos os tipos de cabelos, inclusive os cabelos crespos, passando por desafios e estudos, reflexão autoimagem X autoestima e o impacto que a imagem exerce para a melhoria da autoestima.

“O livro surgiu durante uma reunião de criação após ministrarmos nossas aulas na universidade, em que eu e Andrea, sentimos a falta de ter um método mais didático, que levasse o cabeleireiro a ter mais  domínio e conhecimento na hora de usar uma técnica na criação do visual, algo tão desejado pelo cabeleireiro. O que os clientes querem definitivamente é sair do salão com um look lindo, moderno e de acordo com o seu estilo, independentemente da técnica utilizada, desde que seus desejos sejam atendidos”, afirma Daniele Bornea.  

Nasce assim, o Método BR, um conceito simples, que traduz a simbiose inicial que se estabelece entre cliente e o profissional no primeiro contato, levando ao momento em que a técnica será aplicada na cadeira de um salão de beleza com o objetivo de deixar a cliente satisfeita. O cliente relata sobre a sua vontade de se transformar, e esse pedido, vem em forma de adjetivos e não na forma de uma técnica aprendida na escola. Ele nos pede algo como um corte moderno ou um penteado arrasador.

 Esses adjetivos atrelados a determinados serviços podem ser interpretados de muitas maneiras e é essa tradução, do adjetivo que nos leva a uma técnica é o que nos levou-as a escrever esse livro, já que o método se propõe a resolver esse problema. Na prática, pelo ponto de vista profissional, a cliente passa a ter um visual ideal, solicitada por ela – que pode ser algo como sensual, decidida, extravagante, marcante – ou o que mais a convier. Uma dica das especialistas é usar esse poder de transformação seja guiado pelo método proposto.  

O Diagrama BR na beleza feminina é perceptível a olho nu, enfatizando o que é importante na identidade visual. Tudo está subliminarmente ligado aos símbolos femininos e masculinos. É assim quando se aplica a técnica profissional, ao visualizar a quantidade de cabelos na proporção entre os eixos de volume e comprimento. 

Alguns adjetivos do universo feminino como comunicação, flexibilidade, criatividade, movimento, vida, paixão, fragilidade, submissão são explorados neste momento. Já no universo masculinos, alguns  adjetivos explorados são a segurança, liberdade, autonomia, liderança, força, violência e dureza.  Para o cabeleireiro, é necessário equilibrar tudo isso em uma imagem, como por exemplo, buscar adjetivos como liberdade e flexibilidade para a imagem de uma pessoa, sendo ideal criar formas que combinam bem com adjetivos mais ligados ao universo feminino com os adjetivos mais ligados ao universo masculino.