Os acionistas da Deutsche Lufthansa AG votaram a favor da aceitação das medidas de capital e da participação do Fundo de Estabilização Econômica (FSM) da República Federal da Alemanha na Deutsche Lufthansa AG. A proposta correspondente recebeu a maioria necessária na Assembléia Geral Extraordinária de hoje da empresa.

O pacote prevê medidas de estabilização e empréstimos de até 9 bilhões de euros. O FSM fará contribuições de capital silenciosas de até 5,7 bilhões de euros para os ativos da Deutsche Lufthansa AG.   

Também estabelecerá uma participação de 20% no capital social da Deutsche Lufthansa AG por meio de um aumento de capital. Este aumento de capital foi aprovado na Assembléia Geral Extraordinária de ontém dia 25 de junho.

  Os acionistas também votaram a favor da concessão de dois direitos de conversão para partes das contribuições de capital silenciosas. Esses direitos de conversão visam, por um lado, salvaguardar o Governo Federal em caso de aquisição da Lufthansa e, por outro lado, garantir os pagamentos de juros pela silenciosa contribuição de capital.

 Ambos os direitos de conversão podem ser transformados em mais cinco por cento do capital social da empresa, caso essas condições sejam atendidas. O pacote será complementado por um empréstimo de até 3 bilhões de euros com a participação do KfW e de bancos privados.

Segundo Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, “A decisão de nossos acionistas oferece à Lufthansa uma perspectiva de futuro bem-sucedido. Em nome de nossos 138.000 funcionários, gostaria de agradecer ao governo federal alemão e aos governos de outros países de origem, por sua disposição de nos estabilizar. Nós da Lufthansa estamos cientes de nossa responsabilidade de devolver os até 9 bilhões de euros aos contribuintes o mais rápido possível “.

Como resultado da resolução da Assembléia Geral Extraordinária, a liquidez da empresa é garantida de forma sustentada. As empresas do Grupo Lufthansa estão trabalhando a toda velocidade para colocar suas operações em funcionamento novamente. Os horários dos voos das companhias aéreas serão, portanto, ampliados de forma consistente nas próximas semanas. O horário dos voos para as próximas semanas será publicado no início da próxima semana. O plano é incluir novamente 90% de todos os destinos de curta distância originalmente planejados e 70% de todos os destinos de longa distância no horário dos voos até setembro.

Cerca de 30.000 acionistas participaram da Assembléia Geral Extraordinária. Um total de 39,0% do capital social foi representado. Destes, 98% do capital presente votaram para aceitar a resolução proposta pela empresa. Isso significa que muito mais do que a necessária maioria de dois terços, votou a favor da adoção.

A Comissão Européia já havia aprovado o pacote de estabilização antes do início da Assembléia Geral Extraordinária.

Uma decisão sobre a aprovação das medidas de estabilização nos outros mercados domésticos do Grupo Lufthansa será tomada em breve