A ABS-SP recebeu amigos, jornalistas, personalidades do mundo do vinho e outras bebidas, além de antigos membros da casa para uma festa de comemoração de seus 30 anos, além de premiar os melhores profissionais do ano com o prêmio “Melhores do Ano ABS-SP”.

O prêmio, criado no ano passado, elegeu os melhores profissionais do mercado e casas relacionadas à bebida em 7 categorias: Melhor Sommelier de Vinhos, Melhor Carta de Vinhos, Melhor Sommelier de Cervejas, Melhor Carta de Cervejas, Melhor Sommelier Bartender, Melhor Carta de Coquetéis e Personalidade do Ano.

Mais de 80 profissionais, entre eles jornalistas especializados, digital influencers, empresários, votaram espontaneamente em cada uma das categorias elegendo, assim, os melhores do ano. Os premiados deste ano foram:

Melhor Sommelier de Vinhos: Daniela Bravin, sócia proprietária da Sede 261

Melhor Carta de Vinhos: Restaurante Varanda Grill de Sylvio Lazzarini (eleito pelo segundo ano consecutivo a melhor carta do mercado)

Melhor Sommelier de Cervejas : Jayro Pinto Neto – Cervejaria Minimal

Melhor Carta de Cervejas: Empório Alto dos Pinheiros (eleita a melhor pelo segundo ano consecutivo)

Melhor Sommelier Bartender: Spencer Amereno (Frank Bar)

Melhor Carta de Coquetéis: Frank Bar/Maksoud Plaza Hotel (Spencer Amereno)

Personalidade do Ano: Adolfo Lona, produtor nacional de espumantes

A festa contou com a presença de importadores, professores e diretores da ABS-SP, jornalistas, amigos da casa, além dos premiados e outros convidados.

O discurso do atual presidente, Dr. Gustavo Andrade de Paulo, enalteceu o trabalho da ABS-SP na formação de centenas de profissionais ao longo desses 30 anos, aptos a trabalhar nos mais importantes postos de trabalho do setor, quer seja em restaurantes, como consultores em importadoras ou lojas de vinhos. Os cursos foram se modernizando para atender as mudanças do mercado global e nacional da profissão, até atingir o estágio atual, proporcionando uma formação de excelência a quem se inscreve no que é considerado o curso mais exigente do mercado, com três módulos que perfazem um total de 3 anos de formação.

A partir de 2012 foi incluído um Módulo de Serviço, aprimorando ainda mais a formação desses profissionais. Desde então, mais de 1500 novos sommeliers já estão a disposição do mercado.

Atualmente, além do curso de sommelier de vinhos, desde 2016, há também o curso profissionalizante de Sommelier Bartender, através da Academia de Bartenders, num modelo semelhante ao curso de Sommeliers.

Neste momento, estão inscritos nos cursos da ABS-SP aproximadamente 600 alunos, divididos em diversos cursos: Alsácia, Introdução ao Mundo do Vinho, Formação de Sommelier Profissional Módulos I, II e III, Formação de Sommelier Bartender Módulos I, II e III, Curso Avançado de Degustação, Sommelier de Charuto, Curso de Café, Curso de Especialização e harmonização com cachaças, Curso de especialização e harmonização com runs, Sakes, Uísques e Brandies. Além de outros cursos disponíveis ao longo do ano numa grade bastante diversificada.

A ABS-SP também coordena os cursos das suas afiliadas no interior de São Paulo e outros estados.