O discurso de autoridades que abriram oficialmente a 47ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal , deu otimismo para o segmento que, ao longo do semestre, viu o mercado interno encolher cerca de 5% e o externo, apesar dos sinais de melhoras, encolher junto, em torno de 11%.

Com 800 marcas expositoras, a Francal iniciou hoje, dia 6,  e termina dia 9, período em que serão apresentados os principais lançamentos das coleções de primavera-verão no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP. O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala,(foto) destacou que é “hora de virar o jogo”. Para o empresário, a recuperação passará pelo mercado externo, tendo como aliada o dólar mais valorizado e a recuperação da economia mundial. “Ciente disso, a Francal investiu pesado para trazer mais de mil importadores de 70 países”, disse.

Com um discurso otimista, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, ressaltou a possível – e provável – recuperação das exportações no segundo semestre do ano. Aproveitando o potencial exportador do calçadista brasileiro e as condições favoráveis do dólar valorizado, segundo Klein, o setor deve retomar, a já partir da Francal, um caminho favorável no mercado internacional. Klein destacou que a perspectiva de retomada encontra um setor “pronto”. Segundo ele, as exportações de calçados, embora tenham caído cerca de 30% em volume nos últimos cinco anos, foram pulverizadas para mais destinos, chegando a 150 países. “Acreditamos que o setor deve iniciar uma retomada nas exportações, rumo à recuperação integral das perdas que tivemos nesses últimos anos”, projetou

“O varejo não pode abrir mão da Francal. A feira está consolidada no nosso calendário”. O recado foi do presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Imad Esper. Direto, o dirigente lojista ressaltou que São Paulo segue sendo a “Meca“ dos negócios e da moda brasileira. Ainda conforme Esper, mesmo com a dificuldade encontrada no primeiro semestre, o varejo de calçados não deverá desanimar, sabendo que tem mais de 200 milhões de pessoas para calçar.   Destacando as medidas de redução no ICMS para a indústria de calçados de São Paulo (de 18% para 12%), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se disse um “amigo do setor, porque é amigo do emprego”. O governador ressaltou a satisfação em encontrar o setor confiante na maior feira de lançamento das coleções de primavera-verão do Brasil. “O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando”, disse, citando célebre frase do ex-presidente Jucelino Kubitschek.