A !ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo,  está acontecendo entre 1º a 30 de setembro , com filmes e documentários de 21 países. Um dos destinos que oferecem duas produções cinematográficas é a Nicarágua, representado por sua Embaixada no Brasil e o consulado honorário na capital paulista. O país é o único representante da América Central no festival, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo e O Melhor da Cultura SP.

São dois os  documentários nicaraguenses a serem exibidos: “Lubaraun” no dia 18/09, às 19h, e “The Black Creoles: Memories and Identities”, em 24/09, às 19h. Ambas produções estarão disponíveis no link da mostra desde a datas de suas estreias até o fim de setembro.

Lorena Martinez

Segundo a Embaixadora da Nicarágua no Brasil , Lorena Martinez, “Apresentar-lhes os filmes nicaraguenses é muito importante, pois revelam um pouco da cultura, história, tradições, comida, música, dança, sua diversidade e os desafios que têm as comunidades caribenhas e indígenas de meu país. Também oferecem ao público em geral a chance de conhecer mais a cinematografia da Nicarágua Nesse sentido, sinto muito orgulho em compartilhar os documentários de duas mulheres, María José Alvarez e Clarissa Hernandez, que têm realizado vários trabalhos desta arte na Nicarágua”, revela a diplomata.



“Lubaraun”, oferece um valioso testemunho da história e da cultura da comunidade garífuna radicada em Orinoco, interior da Nicarágua, pois relata o comovente reencontro de um ancião desta etnia nicaraguense com seus ancestrais em Honduras. Com um trabalho fotográfico e fonográfico surpreendente, o filme destaca a visão de mundo e a herança deste povo em seu modo de vida particular e humanístico.



Já “The Black Creoles: Memories and Identities” ou “Os crioulos negros” segue uma temática similar apresentando a história dos afrodescendentes nicaraguenses da costa caribenha. O filme reúne diversos depoimentos sobre costumes ancestrais, sonhos e desafios enfrentados por eles. Produzidos pela Luna Films, os dois documentários foram coordenados pelas cineastas María José Álvarez e Martha Clarissa Hernández.


Link: https://culturaemcasa.com.br/mostra-internacional-de-cinema