O Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 encontra inspiração nas cores do deserto. Este novo tema também é apresentado como uma homenagem à caminhada solo de Reinhold Messner em 2004 de 2.000 km através do Deserto de Gobi com suas temperaturas extremas de invernos congelados a verões escaldantes. Apresentado no Watches & Wonders 2021, deve chegar ao Brasil entre maio e junho.

Reproduzindo as cores do terreno rochoso, o relógio combina harmoniosamente uma caixa de bronze com acabamento acetinado com uma gravação especial na parte de trás da caixa, bisel bidirecional feito de cerâmica marrom brilhante, mostrador laqueado bege e marrom fumê, tudo combinando com uma pulseira Sfumato marrom vintage.

No  verso da caixa, uma gravura única  dos famosos Penhascos Flamejantes do Deserto de Gobi, também conhecidos como Bayanzag, que estavam na rota de Messner pelo norte da Ásia. e também uma rosa dos ventos com uma decoração representando o vento, cujos padrões são inspirados nos ornamentos tradicionais da Mongólia.

O calibre automático de manufatura do Geosphere (MB 29.25)  exibe dois hemisférios que trazem uma maneira instintiva de ler diferentes fusos horários. O relógio tem dois globos hemisféricos giratórios em cúpula às 6 e às 12 horas, que são cercados por uma escala fixa com os 24 fusos horários e incluem um indicador dia / noite revestido de ouro rosa e marrom (para os hemisférios Norte e Sul). O meridiano de referência de longitude para ambos os hemisférios é destacado com uma linha preta revestida com Super-LumiNova®. Além disso, um segundo fuso horário, usado como indicação de hora local, está localizado às 9 horas e uma janela de data (ligada à hora local) está localizada às 3 horas.

O mecanismo é fácil de configurar. Na posição 2 da coroa, o usuário primeiro ajusta os hemisférios giratórios alinhando a linha GMT / UTC ao horário de Londres (destacado como uma linha preta nas cúpulas) e, em seguida, ajusta os minutos. Os dois globos são então sincronizados. O hemisfério Norte gira no sentido anti-horário e o hemisfério Sul no sentido horário. O próximo passo é ajustar o ponteiro das horas em linha com a hora local (na posição da coroa 1, com o sistema de ajuste de incremento rápido das horas / os globos não estão girando), isso também ajusta a data. Finalmente, o segundo fuso horário, que pode ser usado para o horário local, está localizado às 9 horas e pode ser definido por meio de um corretor posicionado às 10 horas.

O mostrador preto apresenta cores contrastantes com a adição de elementos revestidos de ródio ou ouro rosé, dependendo do modelo. O relógio inclui todos os códigos de design da coleção de 1858 com algarismos e índices arábicos luminescentes na cor bege, o autêntico logotipo Montblanc da década de 1930, ponteiros redimensionados em cúpula e forma de catedral, bem como uma via ferroviária – elementos que se unem neste relógio altamente legível, de inspiração vintage.  O relógio vem em duas versões de caixa: aço inoxidável ou caixa de bronze de edição limitada. Ambos apresentam acabamento polido e acetinado, com coroa vintage estriada com o emblema Montblanc em relevo. Um novo bisel bidirecional em aço inoxidável ou bronze com cerâmica preta brilhante completa o design. O bisel também é estriado no flanco para melhor aderência e apresenta os quatro pontos cardeais gravados.

O Montblanc 1858 Geosphere é resistente à água a 100 metros e é certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc 500. Ele vem com opção de pulseira “NATO” de alta qualidade, pulseira de couro de bezerro na cor conhaque envelhecido com costura bege ou uma nova pulseira de couro de bezerro Bund na cor marrom envelhecido com a técnica Sfumato e costura bege, reminiscente dos históricos relógios Minerva das décadas de 1920 e 1930, que estavam equipados com este tipo de pulseira e eram ideais para uso militar e exploração de montanhas. A série Bronze é limitada a 1858 peças, homenageando o ano de fundação da Manufatura Minerva.