Neste ano de  2019, a Wiener Staatsoper celebra seu jubileu de 150 anos com nove estreias. O destaque da nova temporada fica por conta da apresentação de “Die Frau ohne Schatten” (A mulher sem sombra), de Richard Strauss, em 25/05/2019, no aniversário da inauguração oficial da Staatsoper.

 A inauguração da casa de ópera da rua Ringstrasse: aconteceu  no dia 25 de maio de1869, sendo que a Wiener Staatsoper teve sua primeira apresentação com “Don Giovanni”, de Mozart. No dia 25 de maio  de 2019, a Staatsoper comemora seu jubileu com uma festa e com a estreia da ópera “A mulher sem sombra”, de Richard Strauss. No dia seguinte, em 26/05/2019, acontece a festa de jubileu na praça Herbert-von-Karajan-Platz. O espaço público nos arredores da ópera receberá participações não convencionais de vários cantores e cantoras do elenco das óperas, de convidados, do Balé de Viena, da Orquestra da Staatsoper e de vários outros artistas , com surpresas.

 Em maio  está programado um segundo simpósio sobre a história da ópera em Viena, o primeiro aconteceu em outubro do ano passado . Outras duas exposições se dedicam ao jubileu de 150 anos da instituição: a mostra 150 Jahre Opernhaus am Ring (“150 anos de casa de ópera na rua Ringstrasse”), na própria casa, e Die Spitze tanzt – 150 Jahre Ballett an der Wiener Staatsoper (“A elite dança – 150 anos de balé na Wiener Staatsoper”), no Theatermuseum (a partir de 16/05/2019).

A programação da Wiener Staatsoper oferece na temporada 2018/2019 uma seleção única de obras, com um total de 50 óperas, 16 balés e 5 programas infantis. Entre as seis estreias na ópera da rua Ringstrasse estão as novas encenações de clássicos de repertório, como “Die Frau ohne Schatten”, de Richard Strauss, e “Otello”, de Giuseppe Verdi, além de “Les Troyens”, de Hector Berlioz e “Lucia di Lammermoor”, de Gaetano Donizetti. Com “Orest”, de Manfred Trojahns, a programação também conta com uma ópera contemporânea; “Die Weiden”, de Johannes Maria Staud, na noite de estreia.

 No total, estão programadas na próxima temporada mais de 350 apresentações, sendo 217 óperas e 58 balés. Haverá também oito concertos, nove matinês de canto, dez matinês de música de câmara, nove matinês de outros tipos, inúmeras apresentações infantis de óperas, concertos infantis e outros eventos.

Para quem quer ter uma experiência a mais, ao vivo do lado de fora da ópera, a Staatsoper continua com sua opção de streaming (www.staatsoperlive.com), na qual estão disponíveis virtualmente 45 apresentações da casa. Já o programa Oper live am Platz retorna na temporada 2018/19, exibindo gratuitamente 85 apresentações nos meses de abril, maio, junho e setembro, projetadas ao vivo em uma parede de 50 m² na praça Herbert-von-Karajan-Platz.  No dia 28 de fevereiro ,acontece a 63ª edição do baile Wiener Opernball, que, por uma noite, transforma a casa de ópera em um sofisticado salão de dança. No dia seguinte, acontecem na Staatsoper duas apresentações de “A flauta mágica” para crianças.