Na foto Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos

Lojistas nacionais e
importadores presentes no XXIII SICC – Salão Internacional do Couro e do
Calçado, que começou  ontem (26) e ocorre até quarta-feira (28) – lotam os
corredores do evento, decididos a efetivar compras que garantam os lançamentos
em suas vitrines já para o início do mês de agosto. As novas coleções são um
atrativo a mais para o consumidor.  Esse resultado positivo acontece em
função do esforço da promotora da feira, de manter o evento como feira de
negócios focada no relacionamento entre indústrias e lojistas, segundo
Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. “A feira é a grande
oportunidade de intensificar contatos, apostando no olho no olho para
solidificar relacionamentos”, diz ele.

Para Manoel Kherlakian,
diretor da Pontal, rede com 43 lojas no estado de São Paulo, o SICC está cada
vez melhor em qualidade e  quantidade. “Quanto mais expositores, mais
oportunidade de selecionar fornecedores, o que é excelente para o lojista”,
define.  Erika Reis Ferreira, da Maluka Mulher (Montes Claros/MG), afirma
que quer garantir estoque para vendas de todo o segundo semestre. Expositores
antenados com a moda, com modelos bem diferenciados “nos propiciam esta
alternativa”. Ainda com entregas programadas para julho e agosto, Eduardo
Fuzer, da Conexão Calçados (Bauru/SP), pretende adquirir no SICC de 30 a 40%
dos produtos para o segundo semestre. “Colocar logo na vitrine as novas
tendências com certeza agrega incremento às vendas”, pondera.

O trânsito difícil  no espaço reservado para a Estação 3 –  com
produtos mais conceituais de moda – demonstra a receptividade dos visitantes à
proposta. Elizete Reis, da Liz Shoes (Macaé/RJ) e  Pedro Madeu, do
Magazine Sipel (São Paulo/SP) aprovaram a novidade.

Os importadores, que
devem somar 150 profissionais na mostra, afirmam que vêm ao evento com o
objetivo de comprar estoques para a próxima temporada.  Rosário Saraiva
Valverde, das Lojas Claudina – 5 lojas em Santa Cruz/Bolívia, que comercializam
95% de produtos brasileiros – vem focada na compra de lançamentos.  Angelo
Reyes,  da Braka – 3 lojas no Equador, que vendem só sapatos brasileiros,
afirma que a variedade de preços e produtos ofertada na feira é excelente. “O
Brasil se caracteriza por ser um provedor muito sério, com produtos de alta
qualidade e de excelente aceitação no mercado cubano”, aponta Melba Santamaria,
da Brasraf, de Cuba.