Um simples carinho em um pet já provoca um efeito imediato no organismo humano. Segundo estudos, essa interação traz benefícios à saúde física e emocional das pessoas, como a redução da pressão arterial, o controle da hipertensão e do estresse. Para deixar a vida dos idosos mais alegre, a Cora Residencial Senior, a maior rede de instituições de longa permanência para idosos da América Latina, recebe todo mês em suas unidades a visita dos pets da Cão Cidadão.

“Hoje sabemos que o animal de estimação melhora vários aspectos da saúde do idoso. Os ganhos são percebidos no humor, na memória, na socialização e até mesmo no melhor controle de doenças crônicas como a pressão alta e o diabetes. A literatura médica mostra que idosos que têm contato com animais são mais funcionais e independentes, o que reforça a importância dessa relação tão especial”, afirma o Dr. Rodrigo César Schiocchet da Costa, geriatra da Cora Residencial Senior.

“Eles enchem o coração da gente de alegria e são uma companhia sincera, dão carinho e não pedem retorno.”, conta a dona Neuza Antoniazzi, residente da Cora Ipiranga.  Ela e os amigos costumam formar uma roda para receber, brincar, jogar bolinhas e dar petiscos aos pets.

 

Cuidados

Para a companhia dos bichos, não há contraindicação. Precisa só tomar alguns cuidados, por exemplo, se a pessoa tem uma doença respiratória um pouco mais avançada, às vezes, o pelo pode desencadear uma alergia, um acesso de tosse. Outra coisa é que, como idoso tem a pele mais frágil, as unhas dos animais precisam estar sempre aparadas para não arranhar. As vantagens desse contato não são apenas para as pessoas. Os cães que participam adoram receber carinho e a interação acaba sendo prazerosa para eles também.

 

Os benefícios

1 – Motiva a convivência social e dribla o isolamento.

2 – Contato com os pets diminui os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

3 – Ajuda a combater o estresse e depressão.

4 – Estimula a atividade física, com passeios ou brincadeiras.

5 – Traz alegria e faz companhia.

6 – Desperta boas memórias e ajuda os idosos afetivamente.

7 – Melhora do humor devido à liberação de endorfina que provoca relaxamento, sensação de conforto, calmaria e ânimo.

8 – Fortalece o sistema imunológico.