A
Vinícola Salton faturou mais de R$ 307 milhões em 2014. Entre os fatores que
contribuíram para o balanço positivo estão as apostas em novos terroirs
e a entrada de produtos na linha de produção. A expectativa para 2015 é de mais
investimentos e crescimento de 5%.

 

Para
isso, serão recebidos em torno de 17 milhões de quilos de uva este ano. 
“a expectativa é de uma boa safra. De produção própria, teremos no total 800
mil quilos entre Chardonnay e Pinot Noir. As uvas de Santana do Livramento
serão colhidas mecanicamente e chegarão a Bento Gonçalves prontas para entrar
no processo produtivo”, explica o diretor-técnico da vinícola, Lucindo Copat.

 

Na
planta de Jarinu, em São Paulo, novos equipamentos e a compra de um novo tanque
para guarda do álcool farão parte dos investimentos. Em Santana do Livramento,
a novidade fica em torno da colhedora automotriz francesa, a primeira no
Brasil, especial para a colheita e seleção das uvas. Esses investimentos
girarão na marca de R$ 2 milhões.

 

“Nossa
meta para o ano é crescer em torno de 5%, envolvendo todos os produtos da
empresa. Queremos rentabilizar ainda mais nosso negócio. Para isso,
diminuiremos custos e despesas, fazendo um trabalho de aprimoramento da
produtividade. Assim, melhoramos o custo final do produto também”, afirma o
presidente Daniel Salton(foto).  Ressalta ainda que dentro das medidas de
economia, a  vinícola vem fazendo um trabalho interno de conscientização no uso
dos recursos naturais. “A água que é utilizada em nossas instalações (jardim,
limpeza diária e banheiros), é proveniente da armazenagem da chuva”,

 

A Vinícola Salton também avançou no mercado externo, e
2014 foi um ano favorável à exportação. Os reflexos da Copa do Mundo, quando as
atenções se voltaram ao País, aumentaram a divulgação dos produtos na mídia
internacional, uma vez que diversos jornalistas, sommeliers e adeptos às
experiências com o vinho aprofundaram seus conhecimentos sobre o ramo
vitivinícola do Brasil.

 

“As vendas para 14 destinos, como os Estados Unidos, e
países da Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, ultrapassaram em mais de 20%
as metas estabelecidas no planejamento estratégico. Estes mercados receberam o
portfólio completo da vinícola”, esclarece Cesar Baldasso, responsável pelas
relações internacionais. A linha de vinhos e espumantes Intenso, desenvolvida
especialmente para esse mercado, a linha Flowers e ícones como Talento,
Desejo e Virtude
foram os produtos mais destacados.