O Vinho Verde Wine Experience, aconteceu em São Paulo, no espaço Skyhall, com toda segurança e muitos destaques da região ,No ano que a região demarcada  dos vinhos verdes completa 112 anos , o evento  promovido pela Comissão dos Vinhos Verdes, propôs uma experiência única ao público com degustações de mais de 100 rótulos de vinhos, uma programação de Speed Tasting que traz temas de relevância ao mercado consumidor, com presença de palestrantes de alto nível como Suzana Barelli, Fabio Freitas, Carlos Cabral   e Gonçalo Rowett,  da CVRVV

Foto Tânia Müller

O Vinho Verde Wine Experience, o maior evento de Vinhos Verdes do Brasil, este ano, trouxe um portfólio selecionado de Vinhos Verdes da região noroeste portuguesa, entre alvarinhos, monocastas, brancos, rosés, tintos e espumantes. 

Gonçalo Rowett foto Tânia Müller

Desta edição fizeram  parte mais de 100 variedades de vinhos dos produtores  AB Valley Wines, Adega de Monção, Adega Ponte de Lima, Adega Ponte da Barca,  Aveleda, Campelo, Provam,  Quinta da Calçada, Quinta da Lixa,  Quinta das Arcas,  Sogrape,  Valados de Melgaço,  Vercoope e  Vinhos Norte, e presentes para degustação estiveram   até alguns rótulos  maravilhosos que ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro.

 Segundo Gonçalo Rowett,  representante  e consultor de mercado e marketing da CVRVV, no Brasil, Alemanha (2º maior mercado) e Dinamarca “O Brasil para nós é um mercado estratégico, não só do ponto de vista econômico, mas também  do ponto de vista histórico, dos mais antigos . Atualmente este é o nosso 3º mercado em termos de exportação  , representando 6 milhões de euros,  e com  um crescimento  bastante acentuado de 10% em relação  a 2018, e isto é decorrente de vários fatores . O Brasil é um mercado bastante efetivo em Portugal, nossa proximidade  devido a língua  nos une bastante, e achamos que investir a marca Vinho Verde aqui ,faz todo o sentido  ” afirmou

O sommelier nota mil Renato Spedo representou a Cooperativa Adega Ponte de Lima
foto Tânia Müller

” Para introduzir os vinhos lançamos   uma nova campanha  ” Há um vinho verde para cada momento” , porque queremos mudar a ideia de que o Vinho Verde , é apenas um vinho jovem, leve, para se beber . Ele tem a  capacidade de ser bastante diversificado, produzimos Vinhos Verdes brancos, tintos  , rosés  , espumantes, temos vinhos com madeira , envelhecido em garrafa , com estrutura e aromas . E nossas castas nos dão um excelente repertório e diversidade  O Vinho Verde é único no mundo. A frescura vibrante, a elegância, a estrutura, a expressão aromática e gustativa, com destaque para as suas notas frutadas e florais, são as características que os definem e diferenciam ”. explicou o executivo

O expert Carlos Cabral foto Tânia Müller

 Nesta época de pandemia, esperam  aumentar a exportação,” Sabemos  que a pandemia trouxe uma grande desvalorização do real , e como nossa região é produtora  em grande parte de vinhos brancos, isto vai impossibilitar do Brasil receber vários vinhos .O Brasil e Portugal são dois países  que adoram comer, e temos vinhos que se casam com qualquer tipo de prato , e esperamos que vocês comprem mais vinhos verdes para fazer  harmonizações, Acreditamos que existe muita margem de crescimento”   

Beto Duarte e Carol Orantes foto Tânia Müller

” Nossas castas são muito  aromáticas ,  na rosé ´temos o Espadeiro  e Padeiro , com bastante frutas vermelhas, cerejas, morango ,amora  e framboesa .São muitos frescos e muito frutados ao mesmo  tempo .Por outro lado, temos nossa casta tinta  mais conhecida, que é o Vinhão, casta que precisa ser consumida com comida  gorda , intensa , é um vinho tinto bastante diferente , com acidez moderada, tanino, que se casa perfeitamente com a comida brasileira , como feijoada e churrasco. Já a   Alvarinho é a casta branca mais emblemática da região”

foto Tânia Müller

” Nosso principal objetivo com este evento, é comunicar ao consumidor final o que é o Vinho Verde.,  Aqui estão  distribuidores e importadores  para que os brasileiros vejam de fato, que são os nossos vinhos  Temos aqui presentes duas vertentes o do consumidor final e profissional, e estamos tentando aliar para que o Brasil consiga  mais rótulos. Acreditamos  que existe espaço na prateleira do brasileiro para  estes vinhos diferentes que trouxemos aqui. Há um vinho verde para cada momento” finalizou o executivo