Nos dias de maior movimentação de passageiros pelas principais rodoviárias do país, como os terminais do Rio (Novo Rio), SP (Tietê), Brasília (DF), BH (MG) e no Nordeste, as viações UTIL, Sampaio, Brisa, Real Expresso e Expresso Guanabara promovem a blitzCarnaval Consciente”. A ação, que ocorre simultaneamente nos terminais de 8 a 10/2, época com o maior movimento de passageiros para o Carnaval, pretende, com simpatia e a leveza que o tema merece, alertar os passageiros e turistas sobre os cuidados que devem ser tomados para que a folia aproveitada com consciência.

 

No Rio, a ação ocorre em parceria com a Concessionária Novo Rio e a Secretaria Municipal de Saúde do RJ. Serão disponibilizados 5 mil preservativos femininos e masculinos, além de 3 mil folhetos sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o perigo do excesso do consumo de bebidas alcóolicas, a importância do uso do cinto de segurança nos ônibus, a identificação de crianças em locais com grandes aglomerações e a prevenção à febre amarela. Na Rodoviária Novo Rio a blitz acontece na quinta, de 16h às 22h; sexta, de 7h às 13h e 16h às 22h e no sábado de 7h às 13h. Somente no Rio, as empresas programaram mais de 1.500 partidas e cerca de 1.200 chegadas movimentando 105 mil passageiros (sendo 48 mil embarques) para as linhas mais demandadas como as cidades de MG e Interior de SP, tais como a capital Belo Horizonte e interior, como Ouro Preto, também em SP, São José dos Campos e Campinas. Ainda há passagens, mas os viajantes devem correr pois a demanda é grande.

 

A Blitz também acontece em terminais como o Tietê (SP), no Nordeste (Fortaleza, Teresina, São Luiz) e em Belo Horizonte, nos mesmos horários. Em Brasília e Fortaleza, além da distribuição de folhetos e brindes, haverá um café da manhã, massoterapia e até um DJ para os passageiros. Somente nos três dias da ação, as empresas devem movimentar cerca de 520 mil passageiros por estes terminais.

 

Quem pretende viajar, mas ainda não comprou os bilhetes, pode verificar a disponibilidade nos aplicativos das empresas, baixados gratuitamente e nos sites. As dúvidas e agendas das festividades das cidades podem ser esclarecidas nas redes sociais ou pelo SAC faleconosco@util.com.br.