O VI Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), foi marcado pelo lançamento da iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV). O evento que aconteceu no hotel Renaissance São Paulol, o Brasil deu um passo à frente no reconhecimento da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção de alimentos.   Empresários e executivos de todos os segmentos da cadeia agrícola, bem como representantes e autoridades do agronegócio, da academia e das ciências agrárias, prestigiaram o lançamento da coirmã brasileira da Nutrients For Life, que já colhe importantes frutos em outros países, como Estados Unidos, onde surgiu, Canadá, México e Colômbia.   Com Visão, Missão e Valores análogos aos da NFL norte-americana, a NPV brasileira almeja informar e esclarecer a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos e sua utilização adequada.   Por meio de informações embasadas cientificamente, a iniciativa visa explicar o papel essencial dos diversos tipos de fertilizantes na segurança alimentar e nutricional, além de seu efeito multiplicador na produtividade das culturas.   Dr. Luís Ignácio Prochnow, diretor do International Plant Nutrition Institute (IPNI), Programa Brasil, e coordenador técnico da NPV, afirmou que “todo ser vivo necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento, os quais são incorporados ao seu metabolismo para manter o ciclo vital. Portanto, as plantas também precisam de nutrientes e é justamente nos fertilizantes que eles se encontram”.

Para manter o solo fértil e a alta produtividade de novos cultivos, os nutrientes precisam ser repostos. Os fertilizantes cumprem esse papel, alimentando a planta com o que é essencial para o seu desenvolvimento. “Fertilizante é Vida e Paz, pois, onde não há alimento, existe guerra”, enfatizou David Roquetti Filho.
O Brasil é o 5º país do mundo em população, com mais de 192 milhões de habitantes. A área total do país é de 8.514.876 km2. Uso da terra: O Brasil é o 3º maior produtor agrícola e 9º maior detentor de florestas plantadas do mundo. Possui 72,2 milhões de hectares plantados com culturas anuais e perenes e 172 milhões de hectares com pastagem. Calcula-se que aproximadamente 50% da produção de alimentos no mundo se deve à utilização dos fertilizantes: sem eles, não haveria comida suficiente.  Por isto a  necessidade  de esclarecer à sociedade o real papel dos fertilizantes e os benefícios que seu manejo adequado acarreta à qualidade da alimentação e à saúde do ser humano.

“A iniciativa Nutrientes Para a Vida assume papel fundamental na conscientização a respeito do uso racional dos fertilizantes. Este será um processo longo, pois teremos que mudar um conceito que permanece forte no senso comum”, analisa Dr. Alfredo Scheid Lopes, Professor Emérito da Universidade Federal de Lavras (UFL), Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Consultor Técnico da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).

O foco é acabar com os mitos que habitam o imaginário popular sobre os fertilizantes em virtude da falta de conhecimento e da abundância de informações equivocadas transmitidas ao longo de décadas. Também visa eliminar imagens e concepções inadequadas relativas a outros produtos que diferem completamente dos fertilizantes.     Diante da perspectiva de elevado crescimento populacional e, consequentemente, maior demanda de alimentos, torna-se obrigatório o incremento da produção sustentável, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional. Para tanto, os agricultores precisam produzir maior quantidade de alimentos em áreas cada vez menores, ou seja, aumentar a produtividade em áreas já cultivadas.
Esta é mais uma evidência da necessidade dos fertilizantes, fontes de nutrientes imprescindíveis à sobrevivência das plantas. Seu impacto positivo na agricultura é imenso: além de contribuir para o aumento da produção em larga escala sem expansão da área de cultivo, preservando-se as áreas naturais, atua como fator de impulso às exportações e à geração de novos empregos.

“É preciso divulgar as vantagens de uma agricultura tecnifica, não só no sentido de baratear alimentos, mas também de preservação ambiental. A iniciativa NPV nasce no Brasil para levar ao cidadão comum a verdade sobre o uso de fertilizante na agricultura, desmentindo as inverdades que circulam normalmente pela mídia”, atestou o professor Alfredo Scheid Lopes.

Em busca da excelência da produção, a Nutrientes Para a Vida promove o “Manejo 4C dos Nutrientes”, pautada em quatro princípios: fonte certa, dose certa, época certa e local certo. A agricultura sustentável destina-se a aumentar a produção de forma social e economicamente viável, mantendo a integridade ecológica dos ecossistemas.   “Para evitar quaisquer problemas de desequilíbrio no solo, é necessário seguir corretamente as recomendações feitas por engenheiros agrônomos, embasadas em conhecimento científico. É preciso, a priori, fazer uma análise do solo, verificar quais nutrientes estão faltando e repor aqueles que são essenciais”, explicou o dr Alfredo

Os 4Cs precisam ser empregados conjuntamente para garantir que os nutrientes reajam com o solo e as plantas, permitindo boa absorção radicular e reduzindo as perdas. Os impactos positivos dessa prática são diversos e evidenciados por melhor desempenho das culturas, maior qualidade do solo e menor poluição ambiental, entre outros.   Os agricultores também notam mudança na produtividade de suas culturas, o que melhora a qualidade de vida e aumenta a atividade econômica das comunidades. Isso impulsiona a participação ativa de agricultores e demais profissionais envolvidos no segmento.