O resultado geral apontado pela tradicional pesquisa de vendas assinada pela Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – confirma e até supera expectativas otimistas manifestadas pelos dirigentes no final do ano passado. O avanço geral de 4,1%, em volume de vendas, corresponde à oscilação de R$ 2.876.569.709 para R$ 2.993.807.407

Em números absolutos, o resultado positivo foi puxado pelo desempenho do aéreo e da hotelaria nacionais. Juntos, representaram mais de 60% do valor monetário apurado: R$ 1.840.274.565 do total vendido de R$ 2.993.807.407. Em termos percentuais, o segmento aéreo nacional cresceu 7,3% e a hotelaria nacional 19,1%, na comparação dos terceiros trimestres de 2018 e 2019.

Por outro lado, o aéreo internacional, que representa o 2º maior valor agregado dos segmentos analisados, apresentou aumento de 2,3% – subiu de R$ 732.345.988 para R$ 749.526.486. Os maiores declínios percentuais ocorreram com o segmento Cruzeiros Internacionais (-80,3%) e Seguro Viagem Internacional (-30,9%). Em valores nominais, recuaram de R$ 106.576 e R$ 1.073.016 para R$ 21.013 e R$ 741.778 – respectivamente.

O maior salto percentual deu-se com o segmento Transfer Internacional – 40,2% – ou seja – de R$ 4.905.496 para R$ 6.878.502. No mesmo recorte, o Seguro Viagem Nacional cresceu 34,0% (de R$ 11.680.030 para R$ 15.651.233. E a Hotelaria Nacional evoluiu 19,1% (de R$ 527.487.524 para R$ 628.078.309.

Quanto ao market share do comparativo geral das vendas do 3º trimestre de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 40,5% do total. Seguiram Aéreo Internacional (25,0%); Hotelaria Nacional (21,0%); Hotelaria Internacional (4,5%); e Locação Nacional (1,4%). Somados, alcançam 92,4% do total. Os 7,6% restantes estão pulverizados em 11 segmentos.