A associação
Swiss Deluxe Hotels, chancela das 39 propriedades hoteleiras mais exclusivas e
luxuosas da Suíça, acaba de realizar um estudo indicador de vendas em 2014. Os
números apontam a marca de 1,4 bilhões de francos suíços, o que representa um
aumento de 1% em relação a 2013. A quantidade de pernoites também aumentou em
nove dos 12 meses, atingindo aproximadamente 851.000.
 
A grande aposta
da entidade para 2015 são novos mercados, como o Brasil, mercado que nos
últimos meses mais tem crescido em porcentagem entre todos onde há escritórios
de representação do Turismo da Suíça. Em janeiro e fevereiro,
por exemplo, o crescimento do número de turistas foi de 39,5% e de pernoites
36,3% em relação aos mesmos meses de 2014. Considerando só fevereiro, os
aumentos foram ainda mais expressivos: respectivamente 58,4% e 52,3%.
 
O crescimento
acumulado entre 2009 e 2014 dos números de turistas e pernoites de brasileiros
na Suíça ultrapassa 45%. Em 2014 foram 93.311 turistas e 222.211 pernoites,
7,7% mais do que em 2013. As cinco regiões mais visitadas pelos brasileiros
foram Zurique, com 69.176 pernoites, Genebra (40.978), Lucerna e Região do Lago
Lucerna (21.010), Região do Lago Genebra (Montreux, Vevey e Lausanne), com
17.336, e Oberland Bernês (Berna, Interlaken e Região de Jungfrau) com 14.600.
 
Vale ressaltar
que Brasil, China e Estados Unidos são três países em que o grupo Swiss Deluxe
Hotels tem há anos investido intensamente. Segundo Siro Barino, CEO da
associação, o trabalho é feito em parceria com o Switzerland Tourism e por meio
das mídias, promoções e eventos VIP, com o objetivo de divulgar amplo
conhecimento sobre os exclusivos e tradicionais valores dos hotéis de luxo
locais.



 
Como parte de
sua estratégia de investir no mercado brasileiro, a Swiss Deluxe Hotels
participará juntamente com o Switzerland Tourism da Travelweek, que acontece no
início de maio em São Paulo, e também apresentará ofertas que podem ser
combinadas com o Grand Tour da Suíça, um circuito de 1.643 km que cruza o país
passando por 44 pontos turísticos, entre eles 11 considerados Patrimônios
Históricos da Humanidade pela UNESCO, duas Reservas de Biosfera e 22 lagos. O
objetivo da iniciativa, lançada oficialmente em 14 de abril, é mostrar todo o
potencial de turismo local através de uma única rota.
 
A rota, que
deve ser percorrida durante os meses mais quentes do ano, foi pensada para todos
os tipos de transporte, mas por sua extensão é recomendado o uso de carros
particulares – o circuito poderá ser feito também por meio de transporte
público.
 
A ideia de
lançar o Grand Tour da Suíça veio de um estudo do mercado de viagens alemão que
confirma que passeios de ida e volta por um ou vários países cresceu mais de
27% em escala mundial entre 2009 e 2013.